O “Pequeno Mundo” do Paranal

Esta semana temos algo um pouco diferente — uma imagem criada por fãs do "Pequeno Mundo" do Observatório do Paranal do ESO, que é um exemplo de algumas das coisas que as pessoas fazem com as imagens e vídeos do ESO. Quase todas as imagens e vídeos do ESO são postas à disposição do público sob uma licença muito flexível, Creative Commons Attribution, o que torna muito fácil cada um criar seu próprio material!

Esta interpretação de uma Fotografia da Semana anterior foi criada pelo astrónomo Alex Parker e captura um pouco da essência do Observatório do Paranal — um pequeno mundo onde os astrónomos deixam a Terra para trás e viajam para as estrelas ... pelo menos metaforicamente.

O observatório situa-se nas profundezas do deserto do Atacama, que pode realmente parecer um ambiente estranho. Está longe da civilização e da vida moderna, um lugar onde os astrónomos visitantes passam as noites a observar as maravilhas do Universo com o auxílio da infraestrutura emblemática do ESO, o Very Large Telescope (VLT). O VLT é a razão pela qual o Cerro Paranal se transformou de apenas mais uma montanha nos Andes chilenos para uma base de investigação científica de nível mundial.

Quando a noite cai sobre o Paranal e o céu noturno brilha com estrelas, nebulosas e galáxias próximas, a visão sobrenatural enfatiza o nosso lugar no Universo — como Alex Parker demonstra tão criativamente — flutuando pelo espaço sobre um minúsculo pedaço de rocha.

Fez algo especial com as imagens ou vídeos do ESO? Partilhe-as connosco — e com outros fãs do ESO — através do nosso novo grupo no Flickr chamado Your ESO Pictures (https://www.flickr.com/groups/youresopictures/).

Links

Créditos:

ESO/Y. Beletsky/A. H. Parker 

Sobre a imagem

Id:potw1138a
Língua:pt
Tipo:Ilustração
Data de divulgação:19 de Setembro de 2011 às 10:00
Tamanho:3021 x 2417 px

Sobre o objeto

Nome:Paranal
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory

Formatos de imagens

JPEG grande
2,1 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
363,1 KB
1280x1024
586,8 KB
1600x1200
792,9 KB
1920x1200
859,1 KB
2048x1536
1,1 MB