Comparação de diferentes imagens da galáxia NGC 1300

NGC 1300 as seen with MUSE on ESO’s VLT at several wavelengths of light
NGC 1300 as seen with the VLT and ALMA at several wavelengths of light
Arraste a barra verde para revelar as imagens

Nesta comparação vemos duas imagens de NGC 1300, uma galáxia em espiral com uma barra de estrelas e gás no seu centro, situada a aproximadamente 61 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Erídano. As imagens foram obtidas a diferentes comprimentos de onda da luz e as observações foram levadas a cabo com o instrumento MUSE (Multi-Unit Spectroscopic Explorer), montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, e com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro.

A imagem da esquerda mostra dados MUSE. O brilho dourado corresponde a nuvens de hidrogénio, oxigénio e enxofre ionizados, que assinalam a presença de estrelas recém nascidas, enquanto as regiões azuladas no fundo revelam a distribuição de estrelas jovens.

No lado direito, a imagem MUSE é sobreposta por dados rádio do ALMA (a laranja-acastanhado), revelando-se assim as nuvens frias de gás molecular, as maternidades estelares onde as estrelas nascem. 

Ao sobrepôr imagens MUSE e ALMA, os astrónomos podem examinar regiões galácticas onde as estrelas se estão a formar e compará-las aos locais onde se espera que ocorra esta formação, tentando deste modo compreender melhor o que ativa, estimula ou trava o nascimento de novas estrelas.

E toda a gente pode experimentar! Desloque a pequena barra verde com o rato para tentar desvendar os segredos da NGC 1300, descobrindo onde se estão a formar estrelas como o esperado e onde isto não está a acontecer. Vê algumas regiões na galáxia onde algo parece estar a travar a formação estelar?

Créditos

ESO/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/PHANGS

Sobre a comparação de imagens

Id:eso2110b
Data de divulgação:16 de Julho de 2021 às 14:00
Notícias relacionadas:eso2110

Imagens

NGC 1300 observada a diferentes comprimentos de onda com o MUSE do VLT do ESO
NGC 1300 observada a diferentes comprimentos de onda com o MUSE do VLT do ESO
NGC 1300 observada a diferentes comprimentos de onda com o VLT e o ALMA
NGC 1300 observada a diferentes comprimentos de onda com o VLT e o ALMA