Anúncio

Fábrica de energia solar fornecerá o Extremely Large Telescope do ESO

5 de Novembro de 2019

O ESO está a tomar medidas para que o seu novo telescópio terrestre revolucionário seja mais amigo do ambiente. No próximo ano, serão instalados no local do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO um sistema de acondicionamento de energia e uma central fotovoltaica, que começarão a funcionar dois anos depois.

Um dos grandes desafios da construção do ELT no Cerro Armazones, em Antofagasta, Chile, é a necessidade de garantir o acesso a um fornecimento de energia eléctrica bastante fiável mas ao mesmo tempo amiga do ambiente.

Uma vez que o telescópio está situado próximo de áreas que recebem uma das maiores quantidades de radiação solar do planeta, o objetivo pode ser facilmente atingido instalando e operando um sistema de acondicionamento de energia para a rede eléctrica e uma central solar fotovoltaica, independente do gerador da rede.

Hoje, o ESO assinou um contrato com a companhia SAESA para instalar e operar ambas as infraestruturas. O sistema de acondicionamento de energia proporcionará electricidade altamente fiável, terá uma capacidade de emergência completa e uma unidade de reserva para redundância ou manutenção. A central solar fotovoltaica utilizará energia renovável para fornecer electricidade ao telescópio durante o dia.

A central fotovoltaica servirá também como fábrica de energia de emergência para a região de Antofagasta, já que poderá fornecer electricidade à comunidade local através da rede em caso de apagão generalizado.

A central solar fotovoltaica faz parte dos esforços que o ESO desenvolve para reduzir a sua pegada de carbono. Para o ELT, a energia que se poupará será bastante significativa, já que o maior telescópio do mundo consumirá a maior parte da sua energia durante o dia, para estabilizar a temperatura do telescópio e da sua óptica situada no interior da cúpula.