Anúncio

Aprecie cada dia de 2020 com o calendário do ESO

28 de Outubro de 2019

É o Pac-Man a tentar engolir a Lua ou trata-se de uma fotografia fortuita de um dos nossos Telescópios Auxiliares do VLT na capa do Calendário do ESO para 2020? O calendário, disponível na loja do ESO, tem 12 imagens — uma selecção das nossas melhores fotografias do cosmos e dos nossos telescópios contra o fundo das magníficas paisagens chilenas — que o acompanharão ao longo de todo o ano.  

Para o mês de Março, temos uma imagem da Via Láctea sobre o local onde está a ser construído o maior olho do mundo virado para o céu, o Extremely Large Telescope do ESO. Imagine como será este sítio quando em 2025 o telescópio gigante da classe dos 40 metros estiver pronto para descobrir alguns dos mistérios do Universo que apenas podem ser investigados com uma infraestrutura deste tamanho.

O mês de Julho traz-nos uma imagem composta das fases do Eclipse Total do Sol de 2019 no Observatório de La Silla do ESO, um espectáculo celeste ao qual tivemos o privilégio de assistir durante o 50º aniversário do observatório.

Em Setembro maravilhamo-nos com a primeira imagem de um buraco negro, algo possível graças a uma colaboração verdadeiramente global, enquanto Dezembro nos traz uma vista colorida da esparsa nuvem Sharpless 2-296 — as “asas” da Nebulosa da Gaivota — transportando-nos diretamente à época festiva do fim do ano.

Pode ver as páginas individuais do Calendário do ESO para 2020 neste link. Estão igualmente marcadas para cada mês as datas das fases da Lua. 

O calendário mede 43 x 43 centímetros, tem 14 páginas com o fundo em cartão e encontra-se à venda na loja do ESO por 9,50 euros.

Links

 

Contactos

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO Department of Communication
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19055

Imagens

Capa do Calendário do ESO para 2020
Capa do Calendário do ESO para 2020