Anúncio

10 000º estudante visita o Supernova do ESO

3 de Junho de 2019

No dia 29 de Maio de 2019, alunos do Colégio Técnico Oskar von Miller, Meran, na Itália, visitaram o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, elevando o número total de visitantes de escolas a mais de 10 000, desde a inauguração do centro. Para assinalar este marco, cada estudante recebeu uma pequena lembrança da visita e à professora acompanhante foi oferecida a publicação do ESO "The Jewel on the Mountaintop" (A Joia no Topo da Montanha) para a biblioteca escolar.

O Supernova do ESO atingiu este marco um ano após a sua abertura, levando a astronomia e o espaço ao público através do seu programa educativo, exposições, palestras públicas e espectáculos de planetário. Nos últimos 13 meses, grupos escolares de onze países diferentes, incluindo oito Estados Membros do ESO, juntaram-se ao nosso programa educativo.

O centro coloca especial destaque na educação, encorajando visitas de escolas, para as quais se preparam atividades e workshops especiais. O Supernova do ESO organiza igualmente sessões de formação para professores várias vezes por ano, preparando assim os docentes a dar aulas de astronomia inspiradoras. Como o centro conta com o apoio de colegas de vários países que trabalham na Sede do ESO, muitas atividades podem ser levadas a cabo em diferentes línguas.

Para além de dispôr de um programa educativo muito completo, o centro colabora de forma ativa com outras organizações para melhorar a educação e divulgação em astronomia; este ano acolherá uma Conferência do IAU sobre Educação em Astronomia, que irá juntar astrónomos, investigadores de educação em astronomia e educadores numa partilha de conhecimentos sobre como comunicar astronomia ao público de forma eficaz.

Mais informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

Links

Contactos

Wolfgang Vieser
ESO Education Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 38
Email: wvieser@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO Department of Communication
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19026

Imagens

Fotografia do visitante número 10 000 do Supernova do ESO (grupo completo)
Fotografia do visitante número 10 000 do Supernova do ESO (grupo completo)
Um enxame brilhante como uma joia
Um enxame brilhante como uma joia
Visita guiada ao Supernova
Visita guiada ao Supernova
Jovens cientistas na exposição do Supernova do ESO
Jovens cientistas na exposição do Supernova do ESO