Anúncio

Senado Chileno atribui medalhas ao ALMA pela sua contribuição à primeira imagem de um buraco negro

30 de Abril de 2019

No dia 17 de Abril de 2019, o Senado do Chile atribuiu uma medalha ao Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) pelo seu papel crucial na obtenção da primeira imagem de um buraco negro. A imagem, divulgada pelo Event Horizon Telescope (EHT) no dia 10 de Abril e que gerou imenso interesse e entusiasmo por parte do público, foi criada a partir de dados capturados por oito rádio telescópios espalhados por todo o mundo, incluindo dois dos quais o ESO é um parceiro principal: o ALMA e o APEX (Atacama Pathfinder Experiment).

A localização destes telescópios na região extremamente seca do deserto do Atacama no norte do Chile é ideal para a astronomia milimétrica e submilimétrica e a enorme área colectora combinada das antenas do ALMA foi indispensável para atingir a resolução e sensibilidade sem precedentes necessárias a esta descoberta.

Para além de reconhecer o papel do observatório como um todo, o Senado Chileno agraciou ainda com medalhas sete cientistas individualmente pelo trabalho realizado. Entre eles encontram-se Rubén Herrero-Illana, bolseiro do ESO com tarefas no ALMA, e Hugo Messias, bolseiro do ALMA com um contrato ESO. Durante os últimos dois anos, Herrero-Illana e Messias estiveram envolvidos na preparação e execução das observações EHT no ALMA, incluindo a execução das observações a partir do Local de Apoio às Operações do ALMA. Estes investigadores fizeram também parte do grupo que calibrou os dados ALMA e verificou a sua qualidade antes destes serem enviadas para os correladores do VLBI (very-long-baseline interferometry) no Observatório Haystack do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e no Instituto Max Planck de Rádio Astronomia em Bona.

O ESO desempenha um papel integral no ALMA, cooperando com parceiros da América do Norte e do Leste Asiático, assim como com a República do Chile, primeiro na construção e depois na operação da rede de 66 antenas.