Anúncio

Assessoria de Imprensa: Conferência de imprensa sobre o primeiro resultado do Event Horizon Telescope

1 de Abril de 2019

A Comissão Europeia, o Conselho Europeu de Investigação e o projeto Event Horizon Telescope (EHT) darão uma conferência de imprensa para apresentar um resultado pioneiro do EHT.

  • Quando: Dia 10 de Abril de 2019 às 14:00 (hora de Portugal Continental).
  • Onde: A conferência de imprensa decorrerá no Edifício Berlaymont, Rue de la Loi (Wetstraat) 200, B-1049 Bruxelas, Bélgica. O evento será apresentado pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e contará com apresentações dos investigadores responsáveis pelo resultado.
  • O quê: Uma conferência de imprensa para apresentar um resultado pioneiro do EHT.
  • Quem: O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, fará declarações. Anton Zensus, Presidente do Conselho de Colaborações do EHT fará também algumas declarações e apresentará um painel formado por investigadores do EHT, que explicará o resultado e responderá a perguntas:
    • Heino Falcke, Universidade Radboud, Nijmegen, Holanda (Presidente do Conselho Científico do EHT)
    • Monika Mościbrodzka, Universidade Radboud, Nijmegen, Holanda (Coordenadora do Grupo de Trabalho do EHT)
    • Luciano Rezzolla, Goethe Universität, Frankfurt, Alemanha (Membro do Conselho do EHT)
    • Eduardo Ros, Max-Planck-Institut für Radioastronomie, Bonn, Alemanha, (Secretário do Conselho do EHT)
  • Confirmação de Presença: Este convite é dirigido a todos os representantes dos meios de comunicação social. Para participar da conferência, os interessados devem registar-se por meio deste formulário online antes de 7 de Abril às 22:59 (hora de Portugal Continental). Indique por favor se pretende participar de forma presencial ou apenas online. Os jornalistas presentes poderão participar numa sessão de perguntas e respostas durante a conferência. É também possível fazer entrevistas individuais após a conferência.

A conferência será transmitida online em direto no website do ESO, pelo Conselho Europeu de Investigação, e nas redes sociais. Responderemos a algumas perguntas colocadas nas redes sociais com a hashtag #AskEHTeu.

Uma nota de imprensa do ESO será divulgada pouco depois do início da conferência, às 14:07 (hora de Portugal Continental). A nota de imprensa estará disponível em diversas línguas, incluindo o português, assim como extenso material audiovisual de apoio.

Serão realizadas em simultâneo em todo o mundo um total de seis conferências de imprensa: Bélgica (Bruxelas, em inglês), Chile (Santiago, em espanhol), China (Xangai, em mandarin), Japão (Tóquio, em japonês), Taiwan (Taipé, em mandarin) e EUA (Washington, D.C., em inglês).

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, falará em Bruxelas, o Presidente da Academia Sinica, James Liao, falará em Taipé, o Diretor do ALMA, Sean Dougherty, e o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, falarão em Santiago do Chile, e a Diretora da National Science Foundation, France A. Córdova, falará em Washington DC. 

Devido à importância deste resultado, encorajamos a realização de eventos via satélite nos diferentes Estados Membros do ESO e noutros países. Se pretender organizar um tal evento, contacte por favor Katharina Königstein (k.konigstein@astro.ru.nl) para saber mais detalhes sobre a transmissão online. Temos já eventos planeados em Madrid, Roma, Gothenburg, Nijmegen e Pretória.

Para mais informações e desenvolvimentos, consulte também a página web do Event Horizon Telescope em https://eventhorizontelescope.org.

Mais Informações

Os membros dos media, incluindo meios de comunicação social online e emissoras, podem inscrever-se para receber o Boletim Informativo do ESO para os Media que, em circunstâncias normais envia as notas de imprensa do ESO com 48 horas de antecedência relativamente à divulgação pública, para além dos vídeos mais recentes do ESO, disponíveis para uso em documentários, filmes, notícias vídeo, etc. Para se inscrever, preencha por favor este formulário.

Links

Contactos

Marcin Monko,
ERC Press advisor
Brussels, Bélgica
Tel: +32 22 9666 44
Email: ERC-press@ec.europa.eu

Katharina Königstein
Communications Officer — Astrophysics
Radboud University, Holanda
Tel: +31 24 3652 080
Email: k.konigstein@astro.ru.nl

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19018

Imagens

Assessoria de imprensa do ESO
Assessoria de imprensa do ESO