Anúncio

Contrato assinado para o espelho M5 do ELT

11 de Março de 2019

O ESO assinou contratos para o fabrico do espelho M5 do Extremely Large Telescope (ELT) com as companhias francesas Safran Reosc e Mersen Boostec. A Safran Reosc fornecerá o espelho M5 assim como equipamento auxiliar necessário ao seu manuseio, transporte, operação e manutenção. A Mersen Boostec fornecerá o corpo principal muito leve do espelho segundo as especificações da Safran Reosc e será também responsável pelo fornecimento de outros espelhos em bruto de substituição, caso seja necessário [1].

Os contratos foram assinados por Philippe Rioufreyt, Diretor Executivo da Safran Reosc, Jérôme Lavenac, Diretor de Gestão de Operações da Mersen Boostec, e Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO, numa cerimónia que decorreu hoje na Sede do ESO em Garching, na Alemanha. Estiveram igualmente presentes na cerimónia o Consul e Vice Consul Gerais franceses em Munique, Pierre Lanapats e Benoît Schneider, assim como o Delegado da França ao Conselho do ESO, Laurent Vigroux.

O contrato com a Safran Reosc vem no seguimento de uma relação de cooperação já existente com esta empresa de óptica de alto desempenho, a qual foi também já contratada para fabricar e polir várias outras componentes ópticas do telescópio.

Quando estiver construído, o M5 será um espelho plano elíptico que medirá 2,70 por 2,20 metros fabricado a partir de seis segmentos leves de carboneto de silício soldados uns aos outros [2]. Este espelho terá como função estabilizar qualquer movimento das imagens induzido por vibrações resultantes dos mecanismos do telescópio ou da turbulência atmosférica e condições de vento. O espelho será montado num mecanismo que estará em constante movimento — movimentando-se até 10 vezes por segundo — o que faz com que o espelho tenha que ser simultaneamente muito leve e muito rígido.

A primeira luz do ELT está prevista para 2025, altura em que o “maior olho do mundo virado para o céu” começará a investigar os maiores desafios astronómicos da nossa época, permitindo a exploração de áreas completamente desconhecidas do Universo.

Notas

[1] O corpo principal do espelho será fabricado pela Mersen Boostec e depois polido e integrado pela Safran Reosc.

[2] O carboneto de silício tem propriedades mecânicas idealmente adaptadas às necessidades do espelho M5. Em particular, este material possui um coeficiente térmico de expansão baixo e uma elevada rigidez, que darão ao espelho uma estrutura suficientemente estável para que este não se expanda ou contraia devido a variações de temperatura. Este tipo de tecnologia foi já utilizado com sucesso no espelho primário do Observatório Espacial Herschel, apesar da qualidade óptica requerida para o espelho M5 ser cerca de 100 vezes mais exigente.

Contactos

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Email: pio@eso.org

Elise Vernet
M5 Mirror Contract Manager
Tel: +498932006322
Email: evernet@eso.org

Alain Delorme
M5 Mirror Contract Officer
Tel: +498932006147
Email: adelorme@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19015

Imagens

Contrato assinado para o espelho M5 do ELT
Contrato assinado para o espelho M5 do ELT
Contrato assinado para o espelho M5 do ELT
Contrato assinado para o espelho M5 do ELT
Contrato assinado para o espelho M5 do ELT
Contrato assinado para o espelho M5 do ELT
Imagem artística do ELT em operação
Imagem artística do ELT em operação