Anúncio

A programação do Supernova do ESO para Abril-Junho já está online

As atividades de Abril-Junho 2019 já podem ser reservadas

26 de Fevereiro de 2019

Durante os últimos meses, a equipa do Supernova do ESO esteve a preparar a nova programação de eventos e espectáculos para o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO. Assim, a programação para Abril-Junho 2019 já pode ser reservada online.

Desde a sua inauguração oficial a 26 de Abril de 2018, que o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO recebe os seus visitantes com uma enorme variedade de espectáculos de planetário, visitas guiadas, workshops educativos e eventos especiais. A programação de Abril-Junho conta com novas adições aos espectáculos de planetário exibidos no planetário digital de vanguarda do centro, assim como com uma variedade de eventos especiais. A nova programação encontra-se disponível online e podem desde já fazer-se reservas para todos os eventos públicos. Os bilhetes estão disponíveis quer online quer na recepção do Supernova do ESO.

O Supernova do ESO oferece uma enorme variedade de espectáculos de planetário, tanto em alemão como em inglês, que exploram uma quantidade de assuntos. Na recepção estão disponíveis auscultadores de tradução, permitindo assim a visualização em alemão ou inglês. Durante as férias escolares da Páscoa exibiremos o fime do nosso parceiro Softmachine intitulado “Kaluoka'hina — The Enchanted Reef” (Kaluoka'hina — O Recife Encantado), um filme divertido e informativo adequado às audiências mais jovens. Na programação da Primavera os espectáculos “From Earth to the Universe” (Da Terra ao Universo) e “Hidden Universe” (Universo Escondido) estão de volta, a pedido do público. Temos também uma seleção de eventos de final de tarde, incluindo um concerto pela banda local Ark Noir e uma palestra pública sobre astronomia infravermelha.

Para além de tudo isto, as nossas exposições podem ser sempre visitadas de forma gratuita!  A nossa exposição astronómica permanente dá aos visitantes a oportunidade de explorarem, tocarem e usarem artefactos astronómicos reais e levar a cabo experiências para perceberem melhor o que significa ser astrónomo e descobrir os mistérios do Universo. Adicionalmente, a exposição temporária interactiva Lasers, Light, Life (Lasers, Luz, Vida), ainda patente ao público, dá informações sobre a tecnologia laser desde os seus primórdios até à atualidade, destacando possibilidades visionárias das suas aplicações.

Mais Informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

KTS

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

HITS

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

ESO

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

 

Links

 

Contactos

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19012

Imagens

Luzes no céu
Luzes no céu