Anúncio

Programa do Dia Aberto do ESO 2018

8 de Outubro de 2018

O ESO, o observatório terrestre mais produtivo do mundo, abrirá a suas portas ao público no sábado dia 13 de outubro de 2018 entre as 11:00 e as 18:00, hora local. O Dia Aberto do ESO decorrerá na Sede do ESO em Garching, perto de Munique, na Alemanha. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o mundo do ESO, participando em muitas atividades diferentes. O programa de atividades para este dia já está disponível.

O Dia Aberto do ESO insere-se no Tag der offenen Tür que ocorre em todo o campus de Garching e também noutras instituições locais.

Se necessitar de ajuda durante o Dia Aberto, encontra os membros do nosso pessoal disponíveis, com crachás identificadores e, como o ESO é uma organização internacional, falando várias línguas.

Lista de Atividades Propostas aos Visitantes

Área 1: Benvindo ao ESO

Obtenha material gratuito do ESO, um programa do evento e um mapa do edifício. As crianças têm à sua disposição passaportes para coleccionarem carimbos e terem a oportunidade de ganhar pequenos presentes, se juntarem carimbos de todas as nossas atividades (os presentes podem ser recolhidos à saída, na área 15). As crianças podem também levantar um álbum para autocolantes.

Área 2: Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

Venha visitar este centro de astronomia de vanguarda gratuitamente, com uma exposição interativa que levará os visitantes numa viagem pelo nosso Universo. Haverá também espectáculos de planetário e filmes no nosso cinema durante todo o dia. É necessário reservar online com antecedência os espectáculos de planetário! A entrada é gratuita mas qualquer doação será benvinda.

Área 3: Exposições do ESO e do ALMA com maquetes — Pergunte a um astrónomo

Aprenda mais sobre os telescópios do ESO e sobre a ciência que aí se faz. Se tiver dúvidas, procure os membros do nosso pessoal com um crachá “Ask an astronomer”, que estão disponíveis para o ajudar.

Área 4: ESO Chile Chill

Usufrua de momentos relaxantes vendo belas imagens e vídeos dos nossos locais no Chile.

Área 5: Apresentação de um livro de imagens (em alemão)

Paul und Marie reisen zu den Sternen. Uma história de Maria Breuer com ilustrações de Daniela Kunkel (Carlsen Verlag).

Área 6: Coleção de fotografias do céu noturno

Admire imagens do céu noturno e de objetos astronómicos.

Área 7: Visitas guiadas ao ESO

Junte-se aos nossos guias numa visita às instalações do ESO e saiba mais sobre a nossa organização e o novo edifício de extensão da Sede.

Área 8: Os componentes protótipos do European Extremely Large Telescope (E-ELT), instrumentação astronómica e workshop de mecânica

O ESO constrói alguns dos maiores telescópios do mundo. Aprenda mais sobre instrumentos, testes aos componentes protótipos do E-ELT e como optimizar o desempenho dos telescópios. Visite o nosso Workshop de Mecânica e veja como de material primários preparamos componentes de precisão a serem instalados nos nossos telescópios.

Área 9: Loja do ESO

Se procura souvenirs ou presentes, este é o local ideal a visitar.

Área 10: Palestras, ligação em direto ao Chile e documentários

Área 11: Cafeteria

Temos à disposição dos nossos visitantes bebidas gratuitas. Por uma pequena doação pode também apreciar um buffet internacional composto por comida tradicional de todo o mundo, tudo confeccionado pelo nosso pessoal.

Área 12: Observando com um telescópio

Se o céu estiver limpo, astrónomos mostrar-lhe-ão o Sol através de pequenos telescópios solares.

Área 13: Fotografia infravermelha

Tire a sua fotografia com uma câmara infravermelha. Demonstração de experiências interessantes com a câmara infravermelha.

Área 14: Fábrica de cometas

Aprenda mais sobre cometas e sua composição nesta demonstração para fazer cometas.

Área 15: Pinturas faciais; construção de telescópios em LEGO; pequenas lembranças para as crianças

As crianças divertir-se-ão a pintar as caras com diversos motivos astronómicos tais como estrelas, galáxias ou cometas.

Área 16: O cantinho das crianças

Estamos à procura de futuros colaboradores! Vê como a tecnologia é criativa, excitante e variada! Experimenta: participa numa visita guiada interactiva, com workshops e experiências — ou faz simplesmente as tuas perguntas!

Mais Informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

Links

Contactos

Herbert Zodet
Open House Day Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Phone: +49 89 3200 6422
E-mail: hzodet@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18071

Imagens

Dia Aberto do ESO 2018
Dia Aberto do ESO 2018
Dia Aberto do ESO 2018 (alemão)
Dia Aberto do ESO 2018 (alemão)