Anúncio

Programação de Outono no Supernova do ESO

Novos espectáculos de planetário, visitas guiadas e eventos disponíveis de Outubro a Dezembro

3 de Setembro de 2018

A equipa do Supernova do ESO preparou a programação final de 2018, a qual inclui eventos e espectáculos para o Planetário & Centro de Visitantes. Esta programação, para os meses de Outubro a Dezembro, já se encontra disponível online. Destacando as mais recentes atividades a decorrer no Supernova do ESO, a programação contém todas as informações sobre os próximos espectáculos de planetário, visitas guiadas e workshops educativos, para além de eventos públicos especiais como palestras científicas e muito mais.

Desde a sua inauguração oficial a 26 de Abril de 2018, o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO recebeu mais de 30 000 visitantes com uma enorme variedade de atividades. O programa de espectáculos, visitas e eventos no Supernova do ESO muda a cada três meses, dando às audiências a oportunidade de conhecer novos aspectos da astronomia a cada visita. Com esta mais recente versão da programação, esperamos receber ainda mais visitantes no centro. Todas as atividades do programa são de entrada gratuita — os visitantes têm apenas de reservar os seus lugares com alguma antecedência.

Esta programação inclui novas adições aos nossos espectáculos de planetário, os quais são exibidos nosso planetário digital de vanguarda. Os Planetas, um espectáculo co-produzido pelo ESO, leva-nos numa viagem até aos nossos vizinhos cósmicos vistos pelos olhos de sondas espaciais, e permitindo-nos observar estes mundos como se fossemos viajantes espaciais do futuro. O Sol, A Nossa Estrela Viva, que estreou no final do último trimestre, tem agora um lugar de destaque na programação de Outubro a Dezembro. Este espectáculo fulldome foi realizado pelo cinematógrafo grego Theofanis Matsopoulos.

Haverá ainda uma variedade de eventos especiais únicos, dos quais destacamos uma palestra que será proferida por Suzanna Randall, astronauta em treino e astrónoma do ESO, que levará os visitantes numa viagem pelo cosmos. Kaluoka’hina: The Enchanted Reef (Kaluoka’hina: o Recife Encantado) é um espectáculo dirigido a toda a família, que segue a história de dois peixes numa missão até à Lua. Haverá ainda outra oportunidade para assistir ao Reaching New Heights (Alcançando Novos Horizontes), o qual constava do nosso primeiro programa, assim como as nossas palestras regulares The sky next month (O céu no próximo mês).

A nossa nova exposição LASERS | LIGHT | LIFE  (Lasers/Luz/Vida) estará patente ao público a partir de Novembro. Concebida pela Faculdade de Física de Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), esta mostra apresenta a tecnologia laser, desde a sua invenção em 1960 até ao seu uso atual. Para além de destacar o funcionamento e história do desenvolvimento dos lasers, o seu papel na ficção científica e as possiblidades visionárias da sua aplicação, a exposição apresenta ainda áreas de investigação fundamental levadas a cabo na LMU e no Instituto Max Planck de Óptica Quânticao em Garching.

Está também disponível uma versão impressa da programação de Outubro-Dezembro, que será brevemente distribuída pelos vários estabelecimentos turísticos, hotéis e outros parceiros. A programação estará igualmente disponível no Supernova do ESO. Para conhecer todas as atividades que temos para lhe oferecer no Supernova do ESO e reservar lugares para qualquer atividade, consulte este link e explore as maravilhas do Universo aqui na Terra!

Mais Informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

KTS

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

HITS

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

ESO

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 15 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Links

Contactos

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ePOD
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18063

Imagens

Uma viagem pelo espaço e pelo tempo
Uma viagem pelo espaço e pelo tempo
O Supernova ensolarado
O Supernova ensolarado
Visita guiada ao Supernova
Visita guiada ao Supernova