Anúncio

Contrato adjudicado para a fábrica de revestimento dos segmentos do espelho primário do ELT

18 de Junho de 2018

O contrato para o design, construção e instalação da fábrica de revestimento dos segmentos do espelho primário do Extremely Large Telescope do ESO foi adjudicado à empresa AGC Glass Europe, com sede na Bélgica. A companhia será responsável pela construção da fábrica no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile, a qual será usada para revestir os segmentos individuais do espelho primário do telescópio com uma camada protetora de prata altamente refletora.

O contrato foi assinado por Patrick van Bordel, vice-Presidente da Industrial Glass and New Businesses, AGC Glass Europe, e por Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO, numa cerimónia que decorreu na Sede do ESO em Garching, na Alemanha, a 18 de Junho de 2018. Um terceiro signatário, Philippe Bastien, Presidente Regional da Building and Industrial Glass, AGC Glass Europe, não pôde comparecer à cerimónia de assinatura, tendo por isso assinado o contrato antes do evento.

Christian Klima, Cônsul Honorário do Reino da Bélgica na Baviera, e Quentin Derzelle, Adido Comercial do Consulado Honorário do Reino da Bélgica na Baviera, estiveram também presentes, assim como o Delegado belga ao Comité Financeiro do ESO, Alain Heynen do Belspo.

O Extremely Large Telescope do ESO — atualmente em construção no Cerro Armazones, no cimo do deserto do Atacama — terá um espelho primário de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos de espelho individuais.

A fábrica de revestimento planeada fará uso de um processo conhecido por pulverização catódica para revestir cada espelho individual com uma fina camada de prata e um revestimento protetor. Utiliza-se atualmente um processo semelhante para revestir de alumínio os espelhos de 8,2 metros do Very Large Telescope. No entanto, ao usar uma camada refletora de prata, o ELT poderá colectar mais luz, permitindo aos astrónomos observar o céu noturno com um detalhe extraordinário.

Os contratos para o molde e o polimento dos segmentos de espelho foram já assinados. Os 798 segmentos hexagonais serão fabricados com o material cerâmico de baixa expansão Zerodur® da SCHOTT, antes de serem entregues à Safran Reosc, que conceberá as interfaces de montagem, polirá os segmentos, integra-los-á nos seus sistemas de suporte e executará seguidamente testes ópticos antes de os entregar [1].

O novo contrato assegura a fábrica para revestir os segmentos de espelho, tanto antes como durante as operações do ELT. Quando o espelho gigante começar a ser exposto ao céu noturno todas as noites, os segmentos de espelho começarão a acumular pó e tornar-se-ão menos refletores com o tempo, tendo por isso que ser revestidos regularmente, à taxa de vários segmentos por dia.

A AGC Glass Europe tem uma longa história de inovação em tecnologia de vidro e usará a sua experiência para fazer face ao desafio de manter o espelho do ELT no topo do seu desempenho óptico, permitindo assim ao ESO investigar alguns dos maiores desafios científicos da nossa época.

Notas

[1] As irregularidades na superfície de cada segmento de espelho serão inferiores a 10 nanómetros, o que corresponde a uma precisão extraordinária: cerca de 10 mil vezes inferior à espessura de um fio de cabelo humano. Se os segmentos de espelho tivessem o tamanho da França, as maiores irregularidades teriam o tamanho de uma joaninha.

Links

Contactos

Pierre Sansgasset
Coating System Engineer
ESO Paranal Observatory
II Región, Chile
Tel: +56 55 2435 5264
Email: psansgas@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18045

Imagens

Assinado contrato para a fábrica de revestimento do ELT
Assinado contrato para a fábrica de revestimento do ELT
Assinado contrato para a fábrica de revestimento do ELT
Assinado contrato para a fábrica de revestimento do ELT
Assinado contrato para a fábrica de revestimento do ELT
Assinado contrato para a fábrica de revestimento do ELT
Imagem artística do ELT em operação
Imagem artística do ELT em operação
Contract signed for the ELT coating plant
Contract signed for the ELT coating plant
apenas em inglês