Anúncio

Terminada a primeira concha do espelho deformável do ELT

23 de Março de 2018

A companhia de óptica francesa Safran Reosc acaba de completar a primeira das seis conchas que compõem o sistema do espelho deformável M4, o qual constitui uma parte fundamental do Extremely Large Telescope do ESO (ELT). Quando estiver completo, o espelho adaptativo M4 terá 2,4 metros de diâmetro e apenas 1,95 milímetros de espessura. Este espelho muito fino é um dos cinco espelhos principais do sistema óptico do ELT, o qual engloba um espelho primário segmentado de 39 metros de diâmetro.

A Safran Reosc está a fabricar as seis conchas deformáveis que compõem o espelho M4. Em conjunto, estas secções de 60º cada uma, em forma de pétala, formarão o espelho circular segmentado M4. Serão montadas e apoiadas na unidade do espelho adaptativo. Entretanto, o consórcio italiano AdOptica está a fabricar o complexo sistema de apoio adaptativo, necessário para o M4.

Espelhos deformáveis, tais como o M4 do ELT, constituem componentes chave dos sistemas de óptica adaptativa, os quais ajudam a reduzir os efeitos das distorções atmosféricas. Os sistemas de óptica adaptativa trabalham medindo a turbulência atmosférica — geralmente com a ajuda de estrelas guia laser — e compensando esta turbulência através do ajuste da forma de um espelho deformável.

Os atuadores e controlos no sistema de apoio adaptativo permitirão ao ELT fazer estas correções em tempo real. O sistema poderá também corrigir os efeitos causados pelo vento que, por vezes, fazem deformar a estrutura do telescópio principal.

A combinação das conchas do espelho M4 e os seus sistemas de apoio adaptativo farão parte da maior unidade adaptativa alguma vez construída e garantirão que as imagens obtidas pelo ELT serão quase tão nítidas como as obtidas no espaço.

Contactos

Elise Vernet
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6322
Email: evernet@eso.org

Marc Cayrel
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6685
Email: mcayrel@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18020

Imagens

Terminada a primeira concha do espelho deformável do ELT
Terminada a primeira concha do espelho deformável do ELT