Anúncio

Willy Benz eleito Presidente do Conselho do ESO

7 de Dezembro de 2017

O órgão governativo do ESO, o Conselho, acaba de eleger o Professor Willy Benz do National Centre for Competence in Research (NCCR) PlanetS suíço e da Universidade de Berna, Suíça, como próximo Presidente do Conselho do ESO.

Willy Benz aguarda com expectativa o novo cargo: “Sinto-me muito honrado por o Conselho me ter confiado esta grande responsabilidade. Estou muito contente por me ser oferecida a possibilidade de ter um papel mais ativo no ESO, ajudando esta organização a fornecer à comunidade infraestruturas líderes mundiais em todos os comprimentos de onda, técnicas, e até tamanhos de telescópios. Aguardo com expectativa trabalhar com toda a gente durante o próximo ano.

Benz é atualmente diretor do NCCR PlanetS e Professor de Física e Astronomia na Universidade de Berna, na Suíça. O seu trabalho de investigação foca-se essencialmente em planetas, tanto dentro como fora do Sistema Solar, os quais Benz estuda desde meados da década de 1980, ao longo de uma carreira que o levou também para lá do Atlântico, onde liderou instituições de astronomia nos Estados Unidos.

Benz encontra-se fortemente envolvido com o ESO desde meados dos anos 2000. Foi presidente do Comité Técnico-Científico e é o Delegado Suíço ao Conselho do ESO desde 2015. Foi também co-investigador do HARPS e encontra-se atualmente envolvido no ESPRESSO e no NIRPS: instrumentos de vanguarda atuais e futuros nos telescópios do ESO. É também co-investigador do HIRES (o High Resolution Spectrograph), um instrumento atualmente em estudo para o Extremely Large Telescope do ESO.

Benz irá suceder a Patrick Roche da Universidade de Oxford, no Reino Unido, como Presidente do Conselho do ESO. Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO, expressa os seus agradecimentos: “Em nome de todo o pessoal gostaria de agradecer a Patrick a sua liderança de sucesso do Conselho durante os últimos 3 anos — um período muito importante na história do ESO!

Mais Informação

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, assim como pelo Chile, o país de acolhimento. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é um parceiro principal no ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Contactos

Willy Benz
Director of NCCR PlanetS/University of Bern
Bern, Suíça
Tel: +41 31 631 44 03
Email: willy.benz@space.unibe.ch

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17084

Imagens

Willy Benz eleito Presidente do Conselho do ESO
Willy Benz eleito Presidente do Conselho do ESO