Anúncio

Inscrições abertas para o AstroCamp 2017

Campo de astronomia de verão para estudantes no norte de Portugal

4 de Abril de 2017

Estão abertas as inscrições para o campo de astronomia de verão apoiado pelo ESO, o AstroCamp 2017. O AstroCamp propõe um programa académico nas áreas da astronomia e física, que pretende estimular a curiosidade e o pensamento crítico dos participantes. O campo é organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e realizar-se-á de 6 a 20 de agosto de 2017, num local tranquilo e remoto, longe dos grandes centros urbanos. O programa destina-se a estudantes do ensino secundário de países da União Europeia, que frequentem um dos três anos finais antes da entrada na universidade.

O campo pretende juntar estudantes de todas as áreas, que seguirão dois cursos, com aulas diárias, trabalhos práticos e um exame final. Alguns destaques do programa incluem:

  • Sessões de observação astronómica noturna, tanto a olho nu como com telescópios (incluindo uma sessão que coincidirá com o pico da chuva de meteoritos Perseídes).
  • Conversas Skype com astrónomos e físicos de vários países.
  • Um projeto computacional que permitirá aos alunos trabalhar com dados obtidos com os melhores telescópios do mundo.
  • Atividades sociais tais como caminhada, desportos e sessões de filmes e documentários.

As inscrições para o AstroCamp 2017 encontram-se abertas até 30 de abril de 2017. É necessário o envio de uma carta de motivação, para além de uma carta de recomendação e dos resultados académicos mais recentes. No website do AstroCamp podem ser consultadas sugestões e directrizes para a apresentação da candidatura. Os candidatos pré-seleccionados, escolhidos com base na sua motivação e mérito académico, deverão fazer uma entrevista por Skype, a qual se realizará no fim de semana de 27 e 28 de maio. Os candidatos seleccionados serão anunciados por volta de 5 de junho e deverão confirmar a sua participação e completar toda a burocracia necessária até 14 de junho. O regulamento completo está disponível para consulta no website do campo.

Ao melhor candidato de um dos Estados Membros do ESO será atribuída uma bolsa, oferecida pelo ESO, que cobrirá a inscrição no campo — no valor aproximado de 400 € e que inclui estadia em pensão completa, todas as atividades do campo, viagens em Portugal de/para o aeroporto do Porto e seguro. A viagem internacional de ida e volta até ao Porto não está incluída.

Links

Contactos

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org

Carlos Martins
Organizador do AstroCamp
Email: astrocamp@astro.up.pt
Email: Carlos.Martins@astro.up.pt

Sobre o anúncio

Id:ann17016

Imagens

AstroCamp 2017
AstroCamp 2017