Anúncio

ESOcast 96: A Anã Superfria e os Sete Planetas

22 de Fevereiro de 2017

Foram descobertos sete mundos potencialmente habitáveis do tamanho da Terra em órbita da estrela próxima TRAPPIST-1. A apenas 40 anos-luz de distância, o tamanho diminuto da estrela, assim como a sua emissão de radiação fraca, significam que se trata de uma anã muito fria.

O ESOcast 96 explora esta importante descoberta, desde como os astrónomos fizeram as complicadas medições necessárias para encontrar e estudar os planetas — incluindo observações obtidas com o Very Large Telescope do ESO — até ao potencial que cada mundo tem em sustentar vida tal como a conhecemos. Três dos planetas do sistema orbitam na zona habitável em torno da TRAPPIST-1 e poderão ter oceanos de água nas suas superfícies.

Estrelas anãs como o TRAPPIST-1 são muito comuns na nossa Galáxia, o que torna sistemas planetários como este alguns dos melhores locais para a procura de vida fora da Terra. Este ESOcast leva-nos numa viagem até um tal sistema, o qual tem ao mesmo tempo o maior número de planetas do tamanho da Terra e o maior número de mundos potencialmente habitáveis descobertos até agora.

Pode subscrever os ESOcasts no iTunes, receber episódios futuros no YouTube ou seguir-nos no Vimeo.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas .