Anúncio

Space Scoop lança concurso cósmico

20 de Maio de 2016

O projeto Universe Awareness teve início há 10 anos. Para celebrar este aniversário e o lançamento do novo website do Space Scoop, lançou-se um concurso global que convida os leitores do Space Scoop a criar a sua própria banda desenhada. O Space Scoop fornece o modelo para a banda desenhada — tudo o que é preciso fazer é selecionar um texto divulgado e deixar fluir a imaginação!

Trabalhos artísticos que façam uso de meios tradicionais como aguarelas, lápis, canetas ou giz são bem vindos, assim como trabalhos que utilizem software digital como Paint, GIMP ou Adobe Illustrator. Serão selecionados três vencedores em cada país participante, um para cada categoria de idade (8-11 anos, 12-15 anos e 16-18 anos). Cada vencedor receberá um saco com material “espacial” e um certificado. Adicionalmente, os trabalhos vencedores serão divulgados no website internacional do Universe Awareness.

Os trabalhos vencedores em cada país serão seguidamente avaliados por um painel internacional de júris que escolherá um único vencedor global, o qual receberá um computador KANO. Haverá ainda três vencedores globais, um para cada categoria de idade, que terão direito a um Galileoscope.

Aceitamos participações em diversas línguas, de participantes dos 8 aos 18 anos, incluindo português; para saber quais as outras línguas representadas consulte a página web do concurso. O concurso iniciar-se-á a 20 de maio de 2016 e terminará a 31 de agosto de 2016. Os trabalhos participantes serão avaliados em termos de originalidade, interpretação do assunto tratado, técnicas criativas, composição e aparência geral do trabalho. Os nomes dos vencedores serão anunciados a 30 de setembro de 2016. Os participantes devem preencher um formulário de contacto, que deverá ser assinado e verificado por um professor ou encarregado de educação. Os trabalhos podem ser submetidos em papel ou de forma electrónica e devem ser enviados ao Organizador Nacional do Concurso do respectivo país. Os trabalhos electrónicos serão aceites nos formatos jpg, png, pdf e não deverão exceder 1 MB.

Para mais informações relativas às regras e requisitos do concurso, consulte por favor a página dedicada do UNAWE kids.

Mais informações

O Universe Awareness (UNAWE) utiliza os aspectos excitantes da astronomia para inspirar crianças dos 4 aos 10 anos, em particular aquelas que vêm de meios mais desfavorecidos, aumentando assim o seu interesse pela ciência e tecnologia. O UNAWE usa também a perspectiva e a vastidão do Universo para promover a tolerância entre diferentes culturas e desenvolver um sentimento de cidadania mundial. As componentes do UNAWE são ensino de professores, produção de materiais educativos de qualidade e rede interdisciplinar. O UNAWE é coordenado pela Universidade de Leiden, na Holanda.

O Space Awareness é um projeto internacional que pretende utilizar a excitação da exploração espacial para aumentar o interesse dos alunos em ciência e tecnologia, assim como em carreiras relacionadas com o espaço e estimular um sentimento de cidadania global. Para atingir estes objetivos, o projeto oferece uma vasta gama de ferramentas e atividades que inspiram crianças, adolescentes e professores a envolverem-se em atividades relacionadas com o espaço. Entre outros, o nosso projeto oferece atividades que incluem ferramentas de desenvolvimento profissional, recursos educativos, Space Scoops, ciência de cidadão e jogos, assim como estórias de carreiras ligadas ao espaço. O Space Awareness é coordenado pela Universidade de Leiden, na Holanda.

O Space Scoop é financiado pelo 7º Programa Quadro da Comunidade Europeia, subsídio nº 263325, pelo Programa Horizon 2020, subsídio nº 6386523, pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ).

O Observatório Europeu do Sul (ESO) foi das primeiras instituições de astronomia a juntar-se ao Space Scoop e as suas notas de imprensa são traduzidas em “linguagem de miúdos”.

Links

Contactos

Sarah Roberts
Science Editor Space Scoop
Tel: +44 2920 875 121
Email: robertss38@cardiff.ac.uk

Sobre o anúncio

Id:ann16029

Imagens

Concurso cósmico Space Scoop
Concurso cósmico Space Scoop