Anúncio

Uma cobertura estrelada para o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

12 de Abril de 2016

Foi instalado no dia 12 de abril de 2016 o impressionante telhado estelar do edifício do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO. O telhado, que pesa quase 30 toneladas, consiste em painéis de vidro armados sobre uma estrutura metálica feita de secções triangulares — 262 secções dispostas de forma artística de modo a representarem algumas das constelações do hemisfério sul. O telhado foi construído pela empresa familiar do sul do Tirol, a Frener-Reifer, com base numa ideia dos arquitectos Bernhardt + Partner em conjunto com astrónomos do ESO. O telhado completo foi instalado numa só peça, que foi levantada por um guindaste especial de 500 toneladas.

O telhado permitirá aos visitantes do Centro ver o céu por cimo do edifício, enquanto lhes é apresentada toda a magnificência do Universo na nova instalação educativa e de divulgação do ESO. Haverá luzes colocadas de modo a imitarem modestamente a espectacular vista do céu de que desfrutam os astrónomos nos observatórios do ESO. Este elegante telhado é outro dos aspectos únicos da arquitectura que pode ser apreciada pelo visitantes do Centro, ao mesmo tempo que interagem com o mundo da astronomia.

Albergando um planetário digital de vanguarda de cúpula completa e mais de 2200 metros quadrados de exposições, incluindo estações digitais interactivas desenvolvidas pelo Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg, o Centro levará os visitantes numa viagem através do Universo Vivo. Espaços de conferências oferecerão uma variedade de palestras, workshops e conferências. A entrada no Supernova do ESO é gratuita e todos os conteúdos estarão em inglês e alemão.

O website do Supernova do ESO permite que futuros visitantes, jornalistas, professores, parceiros e pessoal de outros planetários explorem as atividades planeadas para este espaço, incluindo temas de exposição, atividades educativas, espectáculos de planetário e visitas guiadas. O website lista também as oportunidades de integrar a equipa do Supernova do ESO nas categorias de voluntário, bolseiro ou membro do pessoal. As companhias, institutos ou pessoas individuais que pretendam apoiar o Supernova do ESO por meio de donativos podem fazê-lo a diversos níveis de parceria, com os correspondentes níveis de benefícios.

A cerimónia que marcou o início da construção do Supernova do ESO teve lugar a 24 de fevereiro de 2015 (ann15011). A instalação estará completa no início de 2017 e prevê-se a sua abertura ainda esse ano.

Mais informação

Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München, que dará aos seus visitantes uma experiência imersiva e deslumbrante do Universo onde vivemos. A partir de 2017, o Centro dará às escolas e famílias uma experiência de aprendizagem inesquecível, onde os tópicos mais abstractos e complexos da astronomia e física serão explicados e visualizados de maneira inovadora.

O Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarregar-se-á de dirigir e operar a infraestrutura.

KTS

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas. O Supernova do ESO é uma doação da KTS e o ESO encarregar-se-á de operar a infraestrutura.

HITS

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido pelo co-fundador Klaus Tschira e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito do processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados em ciências naturais, matemática e ciência de computadores. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica.

Links

Contactos

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6130
Telm: +49 170 867 5293
Email: tjohnsto@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16024

Imagens

Colocação do telhado-estrela
Colocação do telhado-estrela
Construção do telhado-estrela
Construção do telhado-estrela
Colocação do telhado-estrela
Colocação do telhado-estrela
O telhado-estrela em posição
O telhado-estrela em posição
Os últimos metros
Os últimos metros
A meio caminho
A meio caminho

Vídeos

Colocação do telhado-estrela
Colocação do telhado-estrela
Star-roof takes its position
Star-roof takes its position
apenas em inglês
Star-roof takes its position
Star-roof takes its position
apenas em inglês