Anúncio

Novo modelo do VLT do ESO em LEGO®

Vote para que o E-ELT e o VLT do ESO se tornem modelos LEGO®!

14 de Março de 2016

Em 2014, o astrónomo holandês Frans Snik montou um modelo do European Extremely Large Telescope do ESO (E-ELT) usando peças LEGO®. No seguimento do sucesso desta iniciativa (foram construídos mais de dez modelos por público entusiasta em todo o mundo), Snik dedicou parte do seu tempo livre a conceber um modelo LEGO® de um dos Telescópios Principais que compõem o Very Large Telescope do ESO (VLT).

Já há quase 20 anos que o VLT vem surpreendendo os astrónomos com as suas capacidades extraordinárias. Sendo uma das maiores infraestruturas de telescópios do mundo, o VLT consiste em quatro telescópios independentes que podem ser operados em conjunto, o que o torna uma infraestrutura muito poderosa. O ESO está agora a construir o seu irmão grande, o E-ELT, que fará com que alcancemos  ainda mais longe nos céus. Não conseguiremos certamente construir as nossa próprias versões destes telescópios em tamanho real, no entanto, os modelos são um substituto muito mais prático e convincente — e são também uma excelente maneira de compreender quão complexo é o funcionamento dos modernos instrumentos astronómicos.

Snik usou as ferramentas de design ldraw e bricksmith para construir este novo modelo do VLT, como tinha já feito para o E-ELT. O VLT precisa de exatamente 3104 peças, que podem ser todas encomendadas a vários fornecedores LEGO® pela bricklink, exercitando algum cuidado e atenção. A escala do modelo é aproximadamente 1:150, a mesma que para o modelo do E-ELT, e o custo total das peças ronda os 500-550 euros, dependendo dos instrumentos que se incluírem. O modelo compreende o telescópio e toda a estrutura da cúpula, e todos os instrumentos usados no VLT real podem ser construídos. O modelo roda e todas as persianas e ventiladores da cúpula abrem e fecham.

O público, para além de poder usar os planos de design de Snik para construir as suas próprias versões destes dois telescópios icónicos, pode também agora votar para que estes modelos sejam produzidos e vendidos pela LEGO® como kits completos, bastando para isso visitar a página web LEGO® Ideas. Os construtores entusiastas de LEGO® com interesse em astronomia quererão certamente votar nestes modelos. Quando são recebidos 10 000 votos num modelo, a LEGO® considera a hipótese de o produzir como kit.

Por agora, quem quiser construir a sua própria versão de um (ou ambos!) destes enormes telescópios, pode fazer o donwload dos manuais de instruções detalhadas (tanto para o VLT como para o E-ELT) e das listas de peças LEGO® necessárias (VLT e E-ELT). Mesmo os construtores mais experientes precisarão de investir algum tempo na construção de um dos maiores telescópios do mundo, já que são necessários alguns dias para encomendar todas as peças e montá-las. No entanto, o produto final fará certamente valer a pena todo o esforço despendido!

O primeiro modelo do VLT construído por Snik foi doado ao Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, para ser colocado no seu gabinete ao lado do modelo anterior do E-ELT. Os modelos em LEGO®, tanto do VLT como do E-ELT, estarão em exposição no futuro Planetário e Centro de Visitantes do ESO, o Supernova, na Sede do ESO em Garching, na Alemanha, a partir de 2017.

Links

Contactos

Dr Frans Snik
Leiden Observatory, Leiden University
Leiden, Holanda
Tel: +31 71 527 8431
Email: snik@strw.leidenuniv.nl

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16013

Imagens

O modelo do VLT em LEGO® contra o fundo real da Via Láctea
O modelo do VLT em LEGO® contra o fundo real da Via Láctea
O modelo do VLT em LEGO® imita o seu correspondente real
O modelo do VLT em LEGO® imita o seu correspondente real
O modelo do VLT em LEGO® mostra o seu sistema guia laser
O modelo do VLT em LEGO® mostra o seu sistema guia laser
O modelo do VLT em LEGO® é completamente articulado
O modelo do VLT em LEGO® é completamente articulado
O modelo do VLT em LEGO® inclui a cúpula enorme
O modelo do VLT em LEGO® inclui a cúpula enorme
O modelo completo do VLT em LEGO®
O modelo completo do VLT em LEGO®
O modelo do VLT em LEGO® é entregue ao Diretor Geral do ESO
O modelo do VLT em LEGO® é entregue ao Diretor Geral do ESO
Os modelos em LEGO® do VLT e do E-ELT lado a lado
Os modelos em LEGO® do VLT e do E-ELT lado a lado