Anúncio

Abertas candidaturas para o programa de residência Arte & Ciência do ESO

21 de Outubro de 2015

Em parceria com a Rede Arte & Ciência, o ESO convida artistas a submeter candidaturas a um período de residência dum dos seus observatórios no Chile. Organizado pela Ars Electronica e pelo ESO, este segundo pedido de candidaturas enquadra-se numa cooperação que está a ser levada a cabo entre as duas instituições.

Encorajamos os artistas a submeter um pequeno vídeo onde explicam as ideias e temas que gostariam de desenvolver e aplicar durante a sua estadia num dos observatórios do ESO no Chile e na Ars Electronica Futurelab. O período de residência consistirá na estadia num dos observatórios do ESO seguida de um mês passado com a equipa da Ars Electronica Futurelab e um mentor na Ars Electronica em Linz, Áustria, com quem o artista vencedor irá desenvolver e criar novo trabalho inspirado na sua visita ao ESO.

Os trabalhos podem ser submetidos entre 15 de outubro de 2015 e 29 de novembro de 2015 (22:59, hora de Portugal Continental). Um júri internacional, composto por representantes de todos os membros da Rede Europeia de Arte Digital e Ciência e do ESO, seleccionará o vencedor do período de residência.

Fomentar trabalho interdisciplinar e troca intercultural, assim como ter acesso a um novo tipo de audiências, estão entre os objetivos determinados pela iniciativa Arte & Ciência. Existe também um ênfase forte no papel da arte como catalizador dos processos de renovação social. Ao criar imagens e narrativas que focam os potenciais riscos e recompensas inerentes ao desenvolvimento tecnológico e científico, os artistas podem exercer uma influência importante no modo como a sociedade lida com este tipo de inovações.

Informações detalhadas sobre o programa podem ser consultadas na página web da Arte & Ciência.

Contactos

Fernando Comerón
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Email: fcomeron@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15081

Imagens

Centro Ars Electronica em Linz, na Áustria
Centro Ars Electronica em Linz, na Áustria