Anúncio

Tremor de terra no Chile: não houve vítimas ou estragos nos observatórios do ESO

O ESO expressa a sua solidariedade e apoio às vítimas

17 de Setembro de 2015

Um terramoto de magnitude 8,3 abanou o centro do Chile cerca das 20:00 locais de quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015 (meia-noite de 17 de setembro, hora de Portugal Continental) entre Santiago e La Serena, seguido de várias réplicas. Segundo informações oficiais governamentais, morreram 8 pessoas e foram evacuadas cerca de um milhão devido a um alerta de maremoto.

O ESO dá as suas condolências às famílias das vítimas e expressa a sua solidariedade e apoio a todos os afectados pelo terramoto.

O epicentro ocorreu bastante longe dos locais do ALMA/APEX no Planalto do Chajnantor e do Paranal, mas o terramoto foi sentido intensamente em Santiago e no Observatório de La Silla, os locais do ESO mais próximos do evento. Não existem, no entanto, vítimas entre o pessoal do ESO e não se verificaram problemas graves em La Silla, onde os telescópios se encontram a ser verificados.

O ESO está atualmente a verificar se haveria pessoal ou astrónomos visitantes em viagem nas regiões afectadas, embora para já não haja nenhum relato sobre isso.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15067

Imagens

Mapa do Chile que mostra a localização do terramoto de 16 de setembro de 2015
Mapa do Chile que mostra a localização do terramoto de 16 de setembro de 2015