Anúncio

Descubra o Supernova do ESO

Evento no Forschungscampus de Garching

6 de Março de 2015

Na quinta-feira, dia 16 de abril às 16:00 o ESO convida estudantes e membros do pessoal de todas as instituições do Forschungscampus de Garching para uma apresentação do Supernova, o novo Planetário e Centro de Visitantes do ESO, que decorrerá na Sede do ESO no auditório Eridanus. O Supernova do ESO está a ser construído junto à Sede do ESO e abrirá as suas portas ao público em meados de 2017. Este evento dará a conhecer a todos os interessados as oportunidades associadas a este projeto. O coordenador do projeto, Fabian Reckmann, e o chefe do departamento de divulgação científica, Lars Lindberg Christensen, apresentarão o estado de avanço do projeto e explicarão como é que outras instituições e também pessoas individuais interessadas podem fazer parte deste projeto ou mesmo apoiá-lo financeiramente.

O Supernova do ESO será um centro de astronomia de vanguarda que dará aos seus visitantes uma experiência imersiva e deslumbrante do Universo onde vivem. O centro dará às escolas e famílias uma experiência de aprendizagem inesquecível, onde os tópicos mais abstractos e complexos da astronomia e física serão explicados e visualizados de maneira inovadora.

O coração do Supernova do ESO será o planetário de cúpula completa, que contará com uma cúpula de 14 metros de diâmetro, tecnologia de projeção de vanguarda e base de dados astronómicos a três dimensões cientificamente exacta. Para além do planetário, uma exposição astronómica que se estenderá ao longo de 2200 metros quadrados, fará uma introdução à ciência e à tecnologia por detrás da astronomia moderna, permitindo ao visitante aprender mais sobre o nosso lugar no Universo. As visitas ao planetário e à exposição serão gratuitas e podem ser feitas de forma independente ou, alternativamente, ser integradas numa das visitas guiadas do dia.

O Supernova do ESO oferece ainda um programa educativo extenso, incluindo espetáculos de planetário especiais e visitas guiadas para crianças de todas as idades, workshops, material educativo para professores a ser usado no centro de visitantes ou em sala de aula, entre outros.

O Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg, o instituto de investigação do Klaus Tschira Stiftung e o ESO. A construção do edifício está a cargo do Klaus Tschira Stiftung e o ESO encarregar-se-á de dirigir e operar a infraestrutura.

Links

Contactos

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15016

Imagens

Evento no Forschungscampus de Garching
Evento no Forschungscampus de Garching