Anúncio

Exposição do ESO “Uma janela para o Universo" reaberta em Antofagasta

8 de Outubro de 2014

No dia 7 de outubro de 2014, depois de vários meses de trabalhos de renovação, Fernando Comerón, o Representante do ESO no Chile, e Paula Baltra, Gestora Principal da Fundação Ruinas de Huanchaca, reabriram a exposição Uma Janela para o Universo. Trata-se de uma das cinco exposições permanentes instaladas no Museu Ruinas de Huanchaca [1], na cidade de Antofagasta, Chile.

O evento desenrolou-se no auditório do museu, onde estiveram presentes diversas autoridades locais e representantes de diferentes comunidades de Antofagasta.

Este espaço, concebido e doado pelo ESO em 2009 como contribuição à Região de Antofagasta, foi atualizado com novos gráficos, imagens e informações referentes aos maiores projetos do ESO, incluindo o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e o European Extremely Large Telescope.

A partir de agora, os visitantes têm à sua disposição 12 enormes painéis, assim como vídeos e ecrãs  interativos que contam a história do Universo. A mostra começa pela origem do cosmos, passando pela criação da matéria, estrelas e planetas e terminando com informação sobre os grandes observatórios astronómicos que podem ser encontrados nesta região do deserto do Atacama, uma janela privilegiada para o Universo.

A exposição contém igualmente um módulo especial sobre poluição luminosa, que permite ao visitante perceber por que é que as estrelas mais ténues e a Via Láctea não são visíveis a partir das grandes cidades.

Este espaço é uma evidência de que a astronomia é uma componente fundamental tanto no presente como no futuro da região. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para convidar toda a gente a fazer esta viagem fantástica, através do tempo, até aos primórdios do Universo,” disse Fernando Comerón, depois da cerimónia de inauguração.

Durante a tarde, Fernando Comerón, deu uma palestra pública dirigida à comunidade local, intitulada “Uma Janela para o Universo”, durante a qual o Representante do ESO no Chile apresentou e destacou o conteúdo especial da exposição.

[1] O museu foi construído numa área nivelada em frente das Ruínas de Huanchaca, os restos de uma fundição de prata que data do ínício do século XIX.