Anúncio

O calendário do ESO para 2014 já está disponível

8 de Outubro de 2013

O calendário de 2104 do Observatório Europeu do Sul já está disponível para venda na loja online do ESO ou para download gratuito em formato pdf.

A capa do calendário mostra uma imagem da Nebulosa Carina capturada pelo Telescópio de Rastreio do VLT, instalado no Observatório do Paranal do ESO, no Chile. O calendário encontra-se repleto de imagens do cosmos e de fotografias dos telescópios do ESO situados no inóspito deserto do Atacama.

Destacamos uma fotografia panorâmica no mês de maio que mostra as bonitas cores em tom pastel do céu do Paranal quando o Sol se põe sobre o Oceano Pacífico. Outubro traz-nos a escuridão profunda do céu chileno quebrada pelo brilhante raio da Estrela Guia Laser do VLT - parte do sistema de óptica adaptativa do VLT que permite que o observatório obtenha imagens excepcionalmente nítidas dos céus.

Estão assinaladas para cada mês as datas das fases da Lua. As páginas individuais do calendário podem ser vistas aqui.

O calendário mede 42 x 42 cm e é composto por 14 páginas, com um fundo de cartão. Está a ser vendido pelo preço de 9,99 euros na loja do ESO, mas o stock é limitado.

Capa do calendário do ESO para 2014