Anúncio

ESOcast 46: Capturando a Luz

Especial do 50º aniversário: 6º episódio

1 de Agosto de 2012

No âmbito do 50º aniversário do ESO, em outubro de 2012, estamos a lançar oito episódios especiais do ESOcast, onde cada um é um capítulo do filme "Europa para as Estrelas - Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO".

O ESOcast 46 — Capturando a Luz – é o sexto episódio desta série. Nele descrevemos como é que câmaras e espectrógrafos de vanguarda ajudam os poderosos telescópios do ESO a colectar e analisar a ténue luz que vem do Universo longínquo. Sem estes instrumentos, os olhos do ESO no céu seriam cegos.

As imagens astronómicas de hoje são muito diferentes das dos anos sessenta do século passado. Nessa altura, os astrónomos utilizavam enormes placas fotográficas de vidro, as quais não são muito sensíveis e são difíceis de manejar. Hoje em dia, os telescópios do ESO usam alguns dos maiores e mais sensíveis detectores electrónicos do mundo, que capturam praticamente todos os fotões cósmicos e recuperam quase toda a informação possível. Por exemplo, a câmara do VLT Survey Telescope - a OmegaCAM - tem 32 detectores, que trabalham em uníssono para produzir imagens espectaculares do Universo, cada uma delas com uns impressionantes 268 milhões de pixels.

Mas a astronomia não é apenas obter imagens de cortar o respiração. O objetivo dos astrónomos é obter sempre mais e mais informação. Para isso precisam de dissecar a radiação estelar nas suas componentes coloridas, de modo a estudar a sua composição. A espectroscopia é uma das ferramentas mais poderosas em astronomia e os telescópios do ESO estão equipados com alguns dos espectrógrafos mais potentes do mundo, tais como o X-shooter instalado no Very Large Telescope. A espectroscopia permite aos astrónomos inferir importantes propriedades das estrelas, tais como os elementos químicos que contêm, as suas temperaturas e movimentos e até as suas idades. Além disso, podem estudar as atmosferas dos exoplanetas que orbitam estrelas distantes ou galáxias recém-nascidas no limite do Universo observável.

Veja este episódio para descobrir mais sobre os instrumentos astronómicos de vanguarda do ESO.

Mais informações

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

• Veja e faça o download do ESOcast 46 neste link
  • Todos os nossos videocasts estão disponíveis aqui
  • Inscreva-se no canal da série no iTunes em HD ou SD

Montagem: Martin Kornmesser
Fotografia: Herbert Zodet & Peter Rixner
Engenheiro de Som: Cristian Larrea
Masterização da Narração: Peter Rixner
Apresentador e Cientista Líder: Dr J (Dr Joe Liske, ESO)
Narração: Sara Mendes da Costa
Banda Sonora e Efeitos Sonorosmovetwo — Axel Kornmesser & Markus Löffler & zero-project (zero-project.gr)
Revisão: Anne Rhodes

Apoio Técnico: Lars Holm Nielsen, Raquel Yumi Shida & Mathias Andre

DVD Authoring: Andre Roquette
Produtor Executivo: Lars Lindberg Christensen
Imagens e Fotos: ESO, Christoph Malin (christophmalin.com), Babak Tafreshi/TWAN, Stéphane Guisard (eso.org/~sguisard), José Francisco Salgado (josefrancisco.org), Alexandre Santerne, Nick Risinger (skysurvey.org), Martin Kornmesser, Herbert Zodet, J. Dommaget/J. Boulon/J. Doornenbal/W., Schlosser/F.K. Edmondson/A. Blaauw/Rademakers/R. Holder, Mineworks, Daniel Crouch/Rare Books (crouchrarebooks.com), Getty Images, Royal Astronomical Society/Science Photo Library, Jay M. Pasachoff, Chris de Coning/South African Library/Warner-Madear, Africana Museum/Warner, Leiden University, G. Brammer, Mauricio Anton/Science Library, NASA/Spitzer Science Center/R. Hurt, VISTA/J. Emerson, Digitized Sky Survey 2, MPE/S. Gillessen/M. Schartmann, PIONIER/IPAG, Rainer Lenzen/MPIA Heidelberg, West-Eastern Divan Orchestra in Berlin by KolBerlin, Davide De Martin, Cambridge Astronomical Survey Unit, IDA/Danish 1.5 m/R. Gendler and C. Thöne, Mario Nonino, Piero Rosati and the ESO GOODS Team, ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), The NASA/ESA Hubble Space Telescope, Matthias Maercker, Igor Chekalin, Hans-Hermann  Heyer, Edmund Janssen, Luis Calçada, Scott Kardel, Tom Jarrett, Kevin Govender, Sergey Stepanenko, ESA, NASA, IAU/IYA2009, T. Preibisch, R. Fosbury (ST-ECF), INAF-VST/OmegaCAM, OmegaCen/Astro-WISE/Kapteyn Institute, A. Fujii, J.-B. Le Bouquin et al., D. Coe (STScI)/J. Merten (Heidelberg/Bologna), Gemini Observatory/NRC/AURA/Christian Marois et, al., M. Janson, Jean-Luc Beuzit, IAC (SMM) and ESPRESSO consortium, T.M. Brown (STScI), UltraVISTA team, TERAPIX/CNRS/INSU/CASU, World Wide Telescope.

Id:ann12053