Anúncio
Instrumento MICADO para o ELT passa na revisão preliminar de design
21 de Janeiro de 2020
MICADO, o primeiro sistema de imagem para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, acaba de atingir um importante marco no seu design. O consórcio MICADO, juntamente com um grupo externo de especialistas de todo o mundo, se encontrou na Sede do ESO, em Garching, para uma semana de exames intensos da óptica, mecânica, software, electrônica e plano orçamentário do instrumento, de modo a se identificarem quaisquer áreas que necessitassem de mais trabalho de design. Após a reunião, a equipe MICADO tratou de todas as questões principais levantadas durante a revisão e o instrumento passou agora formalmente na sua revisão preliminar de design. Uma fase de design mais detalhada está agora em andamento, o que levará ao design final e à construção dos muitos componentes do instrumento.
Equipado tanto para obter imagens como para observações espectroscópicas, o MICADO (Multi-Adaptive Optics Imaging Camera for Deep Observations) se concentrará em obter imagens e espectros no infravermelho próximo, com uma combinação sem precedentes de sensibilidade e precisão. Para compensar os efeitos de distorção da atmosfera terrestre, o MICADO utilizará dois tipos diferentes de sistemas de óptica adaptativa, um dos quais usará o espelho deformável M4 do telescópio para obter imagens nítidas de um campo de visão pequeno, enquanto o outro usará a capacidade total do módulo de óptica adaptativa MAORY para observar um campo de visão maior.
O MICADO terá flexibilidade para observar muitos tipos diferents de objetos e as suas capacidades espetroscópicas nos ajudarão a compreender melhor a composição destes objetos. O instrumento promete explorar algumas das mais interessantes questões da astronomia, incluindo como é que os exoplanetas se formam, como é que os buracos negros nos centros das galáxias afetam as suas hospedeiras e como é que o Universo evoluiu ao longo do tempo.
Mais informação
O consórcio MICADO é constituído pelas seguintes instituições: MPE (Max-Planck-Institut für Extraterrestrische Physik, Alemanha), MPIA (Max-Planck-Institut für Astronomie, Alemanha), USM (Universitäts-Sternwarte München, Alemanha), IAG (Institute for Astrophysics of the Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha), NOVA (Netherlands Research School for Astronomy representada pela Universidades de Groningen e de Leiden, e pelo grupo de instrumentação óptico/infravermelho da NOVA, sediado na ASTRON, Dwingeloo, Holanda), INAF (Istituto Nazionale di Astrofisica, Itália), CNRS/INSU (Centre National de la Recherche Scientifique/Institut National des Sciences de l’Univers representado pelos laboratórios LESIA, GEPI e IPAG, França), A* (parceria austríaca representada pelas Universidades de Viena, Innsbruck, Linz e RICAM Linz, e pela Academia Austríaca de Ciências, Áustria) e Centro Finlandês para a Astronomia com o ESO (FINCA), Universidade de Turku, Finlândia.
Links
- Multi-Adaptive Optics Imaging Camera for Deep Observations — MICADO
- Extremely Large Telescope do ESO
Contatos
Suzanne Ramsay
ESO Head of Project Science Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6665
Email: sramsay@eso.org
Bárbara Ferreira
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Telm: +49 151 241 664 00
Email: pio@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann20002 |