Anúncio

ESO junta-se à Associação Europeia da Nuvem de Ciência Aberta

29 de Novembro de 2023

Num passo significativo para a Ciência Aberta, o ESO aderiu formalmente como Membro à Associação Europeia da Nuvem de Ciência Aberta (EOSC, acrónimo do inglês European Open Science Cloud). A Associação é a entidade jurídica que rege a EOSC.

A EOSC é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa "permitir aos investigadores encontrar, criar, partilhar e reutilizar todas as formas de conhecimento digital — tais como publicações, dados e software — conduzindo a novos conhecimentos e inovações, a uma maior produtividade na investigação e a uma melhor reprodutibilidade da ciência", nas palavras da antiga Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel. O ESO há muito que apoia a EOSC, tendo subscrevido a sua Declaração em 2017 e continuando a participar no projeto ESCAPE, o qual teve origem na EOSC e que reúne as comunidades de astronomia, astropartículas e física de partículas na Europa em apoio à Ciência Aberta. Ao aderir à Associação EOSC, o ESO passa também a participar na sua governação.

O ESO tem uma longa tradição em aspectos cruciais da Ciência Aberta. Os arquivos e as ferramentas de processamento de dados para os observatórios La Silla ParanalALMA dão acesso a todo o seu conjunto de observações milimétricas, infravermelhas e óticas, apoiando os princípios FAIR para tornar os dados localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis [1]. Além disso, o ESO apoia o acesso aberto a publicações científicas através da revista Astronomy & Astrophysics, publicada em seu nome.

Estes princípios orientam o ESO no seu papel de governação com a EOSC, apoiando o desenvolvimento científico entre disciplinas, institutos e países. O próprio ESO é um testemunho aos benefícios científicos da cooperação intergovernamental e, ao aderir à Associação EOSC, promoverá a Ciência Aberta em toda a Europa e não só.

Nota

[1] Os dados de arquivo do ESO são divulgados publicamente após um período de propriedade de um ano, durante o qual os Investigadores Principais têm acesso exclusivo aos dados que propuseram e observaram.