Anúncio

ESOcast 168: NEOs — Objetos Próximos da Terra

29 de Junho de 2018

Os Objetos Próximos da Terra (Near Earth Objects ou NEOs) são corpos do Sistema Solar com órbitas que os podem trazer até muito perto da Terra. Todos os dias, muitos destes objetos colidem com o nosso planeta, mas a maioria é pequena demais para surtir algum efeito visível. Existem, no entanto, objetos maiores que se escondem no seio do Sistema Solar e que têm o potencial de impactar com a Terra, como o enorme meteoro Chelyabinsk em 2013, ou ainda maiores — como o devastador impacto de asteróide que causou a morte dos dinossauros.

Com o destino do mundo em questão, cientistas e engenheiros trabalham arduamente para nos proteger destas colisões.

No ESOcast 168 ouvimos Olivier Hainaut, um astrónomo do ESO, que explica a origem e natureza dos NEOs. Olivier explora ainda a potencial ameaça que os NEOs representam para a vida na Terra, como é que os estudamos com o auxílio dos telescópios do ESO, tal como o VLT, e como é que os cientistas planeiam proteger a Terra desta ameaça extraterrestre.

Pode subscrever os ESOcasts no iTunes, receber episódios futuros no YouTube ou seguir-nos no Vimeo.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast online.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.