Anúncio

Webcast transmitido em direto a partir do Supernova do ESO no Dia do Asteróide

25 de Junho de 2018

O ESO junta-se à ESA na co-produção de um webcast que será transmitido em direto a partir do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO no Dia do Asteróide 2018, a 30 de Junho de 2018. O programa será transmitido a partir das 12:00 (hora de Portugal Continental) na página principal do site do ESO.

O dia 30 de Junho de 2018 marca os 110 anos da explosão de um asteróide sobre uma região escassamente populada da Sibéria, perto do rio Tunguska, que resultou na destruição de mais de 2000 quilómetros quadrados de floresta — uma área maior que Londres — no que foi o maior evento de impacto registado na história humana.

Não se registaram danos pessoais no evento de Tunguska, mas estima-se que mais de um milhão de asteróides tenham o potencial de impactar com a Terra. Até à data apenas foi detectado 1% deste número. Para sensibilizar o público relativamente ao perigo de impacto de asteróides, em 2016 as Nações Unidas aprovaram uma campanha global chamada Dia do Asteróide.

Este ano o ESO junta-se à ESA para apresentar um webcast em direto que explora a investigação mais recente levada a cabo sobre asteróides, e como é que planeamos proteger-nos desta ameaça extraterrestre. Haverá conversas com cientistas e especialistas de asteróides, tanto do ESO como da ESA, e uma variedade de apresentadores convidados. O webcast será transmitido em direto a partir das 12:00 (hora de Portugal Continental) na página principal do website do ESO, sendo também transmitido através de ligação por satélite como parte do webcast oficial do Dia do Asteróide.

Para além do webcast, o Supernova do ESO terá também uma porção de atividades preparadas para as famílias, incluindo demonstrações e experiências interativas e palestras científicas. Pode consultar neste link todas as atividades que o Supernova do ESO preparou para o Dia do Asteróide 2018.

Links

Contactos

Calum Turner
ESO Assistant Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18049

Imagens

Imagem artística do asteróide interestelar ‘Oumuamua
Imagem artística do asteróide interestelar ‘Oumuamua