Anúncio

Anunciados vencedores do AstroCamera 2018

19 de Junho de 2018

Os vencedores do concurso AstroCamera deste ano acabam de ser anunciados. O astrofotógrafo polaco Andrzej Fijołek foi o vencedor na categoria de Objetos do Céu Profundo com a sua imagem da Nebulosa da Cabeça do Cavalo. Luigi Fiorentino da Itália obteve o primeiro lugar na categoria de Objetos do Sistema Solar e Petr Horálek foi o vencedor da categoria de Paisagens Astronómicas.

As três melhores participações em cada uma das três categorias receberão bolsas da parte dos organizadores, enquanto o ESO, como um dos patrocinadores do evento, atribuirá prémios sob a forma de livros e DVDs às participações que receberam menções honrosas por parte do júri.

Lançado inicialmente a 28 de janeiro de 2011, no âmbito do 400º aniversário do nascimento do astrónomo do século XVII Johannes Hevelius, o concurso está aberto a todos os entusiastas da astronomia e da astrofotografia. A vida e realizações de Hevelius, um conhecido observador do céu nocturno, inspiraram o Centro Hewelianum a fazer deste concurso um evento regular.

As participações estavam organizadas em três categorias diferentes — Objetos do Céu Profundo, Objetos do Sistema Solar e Paisagem Astronómica — e foram classificadas pelo júri segundo vários critérios: conteúdo, tipo e brilho do objeto, dificuldade em fotografar o objeto, raridade e estética da fotografia (objeto visualmente atraente, nitidez da fotografia, etc.).

As imagens vencedoras, assim como os segundos lugares e as menções honrosas, podem ser apreciadas online no website do Centro Hewelianum.

Links

Contactos

Magdalena Więcek
Centrum Hewelianum
Gdańsk, Polónia
Tel: +48 58 300-08-42
Email: magdalena.wiecek@hewelianum.pl

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Calum Turner
Assistant Public Information Officer
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: calum.turner@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18046

Imagens

Concurso de astrofotografia AstroCamera
Concurso de astrofotografia AstroCamera