Anúncio

O ESO continua a ser o observatório terrestre mais produtivo do mundo

8 de Março de 2018

Um estudo do número de artigos científicos com júri de leitura publicados em 2017 mostrou que o ESO continua a ser o observatório terrestre mais produtivo do mundo. Os astrónomos usaram dados observacionais obtidos nas infraestruturas do ESO para escrever e publicar o número recorde de 1085 artigos com júri de leitura, durante o ano passado. Trata-se da primeira vez na história do ESO que o número de artigos publicados pela comunidade de utilizadores do ESO excedeu os 1000 artigos num único ano.

A maior contribuição ao total são 629 artigos publicados que dão créditos ao ESO em 2017 e que utilizaram dados obtidos pelo Very Large Telescope (VLT) ou pelo Interferómetro do VLT no Cerro Paranal. Os três instrumentos do VLT mais produtivos em termos de artigos publicados foram o UVES, o FORS2 e o X-shooter, com 133, 106 e 103 artigos, respectivamente. Os instrumentos X-shooter e MUSE tiveram um grande aumento relativamente ao ano anterior, assim como o VIMOS, VISIR e o VLT Survey Telescope (VST). Dados obtidos pelos telescópios de rastreios VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) e VST, instalados no Cerro Paranal, levaram à produção de 101 e 55 artigos, respectivamente.

As infraestruturas instaladas em La Silla forneceram dados para quase 230 artigos no total. O HARPS continua a ser o instrumento mais produtivo em La Silla, com 97 artigos publicados que lhe fazem referência. Os dois artigos mais cotados da Lista Top 20 do ESO (Riess et al. 1998 e Perlmutter et al. 1999; Tabela 4 das Estatísticas de Publicação Básicas do ESO) — que usaram dados dos instrumentos EMMI e EFOSC2, entre outras infraestruturas — são os dois artigos com júri de leitura mais citados no servidor ADS, com mais de 10 600 citações cada um.

O número total de artigos publicados baseados em dados do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) obtidos durante o tempo de observação europeu atingiu 152 no final de 2017, levando a um total de 462 artigos já publicados com dados obtidos nesta infraestrutura [1]. Observações obtidas com o telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX) com tempo de observação ESO-APEX levaram à publicação de 46 artigos em 2017, num total de 350 artigos já publicados para este telescópio [2]. O sucesso continuado do ALMA e do APEX contribuíram significativamente para o elevado número recorde de publicações do ESO.

Uma comparação do número de artigos produzidos em infraestruturas de observatórios principais de todo o mundo coloca os observatórios do ESO no topo da lista. É de notar que os métodos utilizados para obter estes números variam de observatório para observatório, por isso os valores não podem ser comparados de forma precisa. No entanto, é notório que o ESO continua a ultrapassar de forma significativa qualquer outro observatório terrestre e que, com base nos números disponíveis, continua a aumentar desde 2012 a sua diferença relativamente à infraestrutura colocada em segundo lugar, o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA de 2,4 metros que se encontra em órbita.

Estes resultados destacam as importantes contribuições do ESO na investigação astronómica. As estatísticas referentes às publicações dão uma ideia da quantidade de trabalho científico que é levado a cabo com dados obtidos pelos diferentes observatórios individuais, no entanto não nos informam sobre o impacto que estes trabalhos têm na ciência.

Os números estão publicados nas Estatísticas de Publicação Básicas do ESO anuais [3], publicadas pela Biblioteca do ESO e calculadas com o auxílio da Bibliografia de Telescópios do ESO (telbib), uma base de dados que contém os artigos que usam dados do ESO publicados com júri de leitura [4]. O ESO despende esforços consideráveis para identificar todos estes artigos e considera que a telbib é uma base essencialmente completa.

Encontram-se disponíveis online gráficos interactivos de estatísticas selecionadas. Estes gráficos mostram o conteúdo completo da base de dados telbib [5], que contém entradas dos artigos publicados desde o ano de 1996 até ao presente. Estes dados podem ser usados para explorar muitos aspectos da história das publicações, incluindo o desenvolvimento dos artigos científicos usando dados dos instrumentos do ESO e usando dados do arquivo científico do ESO.

[1] O ALMA surge no âmbito de uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado pelo ESO em prol dos seus Estados Membros, pela NSF em cooperação com o Conselho de Investigação Nacional do Canadá (NRC) e do Conselho Nacional Científico da Ilha Formosa (NSC) e pelo NINS em cooperação com a Academia Sinica (AS) da Ilha Formosa e o Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI).

A bibliografia do ALMA é mantida graças aos esforços conjuntos das bibliotecárias do ESO e do Observatório Nacional de Rádio Astronomia dos Estados Unidos (NRAO), assim como do Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ). As publicações baseadas em dados de todos os parceiros no ALMA são registadas na telbib, no entanto apenas as executadas durante tempo de observação do ESO são contablizadas nas estatísticas do ESO, se nada em contrário estiver referido.

[2] O APEX é uma colaboração entre o Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, o Observatório Espacial Onsala e o ESO e é operado pelo ESO no planalto do Chajnantor na região do Atacama no Chile.

As publicações baseadas em dados de todos os parceiros no APEX são registadas na telbib, no entanto apenas as executadas durante tempo de observação do ESO são contablizadas nas estatísticas do ESO, se nada em contrário estiver referido.

[3] Estatísticas de Publicação Básicas do ESO (DOI 10.18727/docs/1)