Anúncio

O Diretor Geral do ESO reúne-se com o Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação

21 de Dezembro de 2017

No dia 19 de dezembro de 2017, em Bruxelas, o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, reuniu-se com o Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e com o Diretor Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Robert-Jan Smits. O Comissário e o Diretor Geral do ESO debateram diversas maneiras de reforçar a relação entre a Comissão Europeia e o ESO, no âmbito de promover o desenvolvimento da ciência fundamental em todo o Espaço Europeu de Investigação. O papel do ESO como principal impulsionador da astronomia terrestre na Europa, confere-lhe uma responsabilidade singular em assegurar que a colaboração em infraestruturas astronómicas, instrumentação e ciência está a ser corretamente promovida.

A reunião abordou o desenvolvimento do Fórum de Estratégia Europeia para Infraestruturas de Investigação (ESFRI), que lista atualmente o Extremely Large Telescope do ESO como uma infraestrutura europeia emblemática. O Diretor Geral do ESO ofereceu também a experiência do ESO para apoiar a gestão da iniciativa European Open Science Cloud (EOSC) e, em particular, para melhorar a administração dos dados de arquivo, possibilitando assim novos descobrimentos científicos.

Em representação do consórcio ASTRONET, o Diretor Geral do ESO entregou ao Comissário Moedas um documento de posição sobre o próximo programa de financiamento da UE, o FP9, sucessor do atual Horizon 2020 de 80 mil milhões de euros. A ASTRONET é uma parceria entre oito organizações europeias, incluindo o ESO, que fornece um fórum para a coordenação estratégica da astronomia europeia. A ASTRONET  prepara-se para desenvolver a próxima Visão Científica e Mapa de Infraestruturas Europeias para a Astronomia, no seguimento da versão original de 2007, atualizada em 2013.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17088

Imagens

O Diretor Geral do ESO reúne-se com o Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação
O Diretor Geral do ESO reúne-se com o Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação