Anúncio

O ESO vai construir o ELT com o espelho primário completo

7 de Dezembro de 2017

O Conselho do ESO, o órgão governativo desta organização, acaba de autorizar gastos adicionais que cobrem o custo dos cinco anéis internos de segmentos para o espelho principal (M1) do Extremely Large Telescope (ELT), assim como um conjunto sobressalente de 133 segmentos de espelho (um sexto do M1 total) e uma unidade de manutenção adicional de segmentos de espelho. A decisão foi tomada na mais recente reunião do Conselho, que decorreu em Garching, na Alemanha, após recomendação a favor do Comité Financeiro do ESO e tornada possível por um cenário de fundos melhorado.

O ELT é um telescópio terrestre revolucionário, que terá um espelho primário de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos hexagonais. Será o maior telescópio óptico do mundo, “o maior olho do mundo virado para o céu”. A primeira luz do ELT está prevista para 2024.

Até agora os cinco anéis internos de segmentos do espelho primário do ELT encontravam-se na Fase 2 do projeto, não tendo tido ainda financiamento. Esta segunda fase incluía igualmente uma unidade para lavagem, limpeza e revestimento dos segmentos de espelho, necessária para manter o espelho no seu desempenho máximo, assim como um conjunto sobressalente de 133 segmentos [1]. Estas partes da Fase 2 do telescópio tiveram agora luz verde para avançar.

A construção do telescópio processa-se atempadamente, com quase 90% dos contratos da Fase 1, em valor, já adjudicados.

Notas

[1] O espelho primário do ELT, com 798 segmentos, possui uma simetria hexagonal, com cada sector de 133 segmentos igual aos outros cinco, mas com cada um dos 133 segmentos ligeiramente diferente os outros. Por isso, para que se possa ter segmentos de substituição disponíveis para todos os segmentos do espelho primário, é necessário um sétimo conjunto de 133 segmentos.

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17085

Imagens

Imagem artística do espelho primário do ELT
Imagem artística do espelho primário do ELT