Anúncio

ESOcast 139: Porque é que os astrónomos querem usar o ALMA — O ALMA e as Nuvens Interestelares Frias

27 de Novembro de 2017

O Universo não é espaço vazio — está cheio de poeira! Algumas regiões são, de facto, muito, muito poeirentas. Novas estrelas bebés, por exemplo, encontram-se rodeadas por um disco de poeira que alimenta de matéria a jovem estrela, fazendo-a crescer. Esta fase vital da vida de uma estrela jovem deve ser bem estudada de modo a compreendermos melhor a evolução estelar. No entanto, observar através da poeira é uma tarefa difícil para muitos telescópios. E é aqui que entra o ALMA.

O ESOcast 139 mostra como é que as capacidades observacionais do ALMA permitem aos astrónomos compreender melhor objetos que, de outro modo, estariam escondidos no nosso Universo.

Pode subscrever os ESOcasts no iTunes, receber episódios futuros no YouTube ou seguir-nos no Vimeo.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, surge no âmbito de uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.