Anúncio

O ESO vai participar novamente no evento FORSCHA

A astronomia tem lugar reservado no evento educativo

8 de Novembro de 2017

FORSCHA, a feira de ciência de Munique, é um evento que pretende envolver o público em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, acrónimo do inglês). Com um programa variado dirigido a crianças, jovens, pais e educadores, o evento incentiva toda a gente a aprender mais sobre o mundo e o Universo onde vivemos. Este ano a feira decorrerá no MOC em Munique de 17 a 19 de novembro de 2017.

No seguimento da participação de sucesso do ano passado, o ESO terá um stand no evento FORSCHA, com experiências interactivas desenvolvidas para o novo Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO. Este ano o ESO conta com a ajuda dos estudantes do Werner-Heisenberg-Gymnasium em Garching e com o apoio do Project Management Institute Southern Germany Chapter. Os estudantes ajudarão os participantes do FORSCHA a perceber melhor a capacidade dos telescópios do ESO, tanto atuais como futuros, para investigar os mistérios do Universo, que de outro modo permaneceriam para lá da nossa visão.

O Supernova do ESO abrirá as suas portas ao público na Sede do ESO, logo à saída de Garching bei München, na Alemanha, em Abril de 2017, sendo que os trabalhos de construção estão quase terminados. Concebido como um centro de astronomia gratuito e de fonte aberta, o Supernova do ESO produz programas educativos de elevada qualidade, em colaboração com o seu Parceiro em Educação Haus der Astronomie, destinados a públicos de todas a idades.

A FORSCHA é uma feira de ciência muito popular, tendo o evento do ano anterior contado com a presença de 55 000 visitantes entusiastas. O ESO orgulha-se de trabalhar, uma vez mais, ao lado de outros expositores ligados à educação, com o intuito de levar as áreas STEM às novas gerações.

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO nasceu de uma cooperação entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã, e o ESO gere a infraestrutura.