Anúncio

Notícias de planetário

4 de Julho de 2017

À medida que continua a construção do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO em Garching, em preparação para a sua abertura na Primavera de 2018, o ESO continua a preparar materiais de alta qualidade disponíveis para uso em planetários, produzidos por astrofotógrafos, artistas, técnicos e músicos de renome internacional.

As mais recentes adições à nossa coleção incluem:

  1. Novas webcams fulldome 4k em direto para o ALMA e VLT, novas câmaras noturnas de céu profundo. Estas novas webcams mostram muitos fenómenos ao vivo (tanto de dia como de noite) dos nossos observatórios, tais como luz zodiacal, gegenschein, luminescência atmosférica, absorção e difração atmosféricas.
  2. Novas bandas sonoras gratuitas produzidas para o nosso arquivo pelos novos embaixadores musicais do ESO.
  3. Mais clips fulldome do ESO, incluindo magníficos timelapses dos observatórios do ESO, uma imagem artística do sistema TRAPPIST-1 e imagens de eventos violentos no Universo, tais como um buraco negro a devorar uma estrela e estrelas em fusão a dar origem a uma supernova.
  4. Mais clips fulldome da ESA/Hubble.
  5. Mais imagens compostas especialmente para museus e imagens e vídeos de elevada resolucão — até 20 000 pixels — para uso em exposições. Estas imagens farão parte da Exposição Universo Vivo do Supernova do ESO.
  6. Fronteras (Fronteiras); um espectáculo fulldome baseado nos usos sociais da astronomia, produzido pelo Planetário Medellin da Colômbia e realizado por Carlos Augusto Molina.
  7. Filmes VR: estes filmes de 360 x 180 graus constituem uma experiência imersiva e são um tipo de produto que pode ser usado com óculos de realidade virtual (Virtual Reality, VR), tais como Oculus Rift, HTC Vive ou Google Cardboard.
    Os primeiros filmes são:
    1. A simulação CLUES com um formato até 16k x 8k produzida pelo Planetário Adler.
    2. Uma visão VR do famoso sistema TRAPPIST-1.
  8. Histórias curtas contadas em formato fulldome mostradas no âmbito da Latino Dome Fest, que decorreu durante o mês de Maio de 2016 no Planetário Medellin na Colômbia, incluindo: Multiverso, Mundos Possíveis, Sete, O Desejo e Impróprio.
  9. Seeing, um espectáculo de planetário que explora alguns dos fascinantes processos do cosmos, desde a astrofísica à biologia do olho e do cérebro.
  10. Fantasma do Universo, um novo espectáculo de planetário concebido para levar a audiência em busca de matéria escura, produzido pelo MediaLab do CERN.
  11. Os Recifes de Belize, filmes fulldome submarinos que exploram o ecosistema do recife mesoamericano, na Estação de Investigação do Recife Glover no Belize, produzidos pelo Museu da Ciência de Boston.
  12. Live stream gravada com impressões do workshop Data to Dome que decorreu no Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ) em Tóquio.
  13. Lá Longe, um novo espectáculo de planetário disponível online com muitos extras.

Pode consultar no nosso anúncio anterior uma lista do material que já existia anteriormente e a nossa coleção completa encontra-se disponível no website do Supernova do ESO.

Estamos confiantes que esta coleção contribuirá para o sucesso continuado da comunidade de planetários, à qual nós, no Supernova do ESO, nos orgulhamos de pertencer. Se por ventura, e pela sua parte, desejar ajudar-nos a manter uma produção contínua de recursos gratuitos para planetários e a manter o Supernova do ESO gratuito pode:

  1. Fazer uma doação
  2. Enviar um email para hzodet@eso.org para contribuir com traduções na sua língua materna
  3. Ou dizer-nos através das nossas redes sociais se usou algum dos nossos produtos!

Mais Informações

O Planetario & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarregar-se-á de dirigir e operar a infraestrutura.

Links

Contactos

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 30
Telm: +49 170 867 5293
Email: tjohnsto@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator & Strategy Officer
ePOD
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17039

Imagens

Pelo céu estrelado
Pelo céu estrelado