Anúncio

ESO adjudica contrato para sensores do ELT à Teledyne e2v

22 de Maio de 2017

O ESO adjudicou um contrato de vários milhões de euros à companhia internacional Teledyne e2v para conceber e fabricar um conjunto de Módulos de Sensores Ópticos Grandes a ser aplicado no Extremely Large Telescope (ELT). Com a primeira luz prevista para 2024, o ELT está na vanguarda na tecnologia de telescópios. De forma a capturar o Universo com o mais extremo detalhe, o ELT utilizará sistemas de óptica adaptativa altamente sofisticados, os quais permitirão fazer ajustes relativos a variações na atmosfera. Estes sistemas requerem sensores da mais alta qualidade.

Cada sensor, com um tamanho de 800 x 800 pixels, utilizará a conhecida tecnologia CMOS da Teledyne e2v. A sua extrema sensibilidade e resposta rápida permitirá que os sistemas de óptica adaptativa do ELT efectuem ajustes minúsculos, cerca de 700 vezes por segundo, para compensar as variações da atmosfera terrestre. Este facto garantirá que as imagens astronómicas resultantes — desde exoplanetas a galáxias distantes — tenham a maior resolução possível.

O contrato é de 4 anos e comporta duas fases. Na fase inicial serão concebidos e fabricados sensores teste para demonstrar a sua eficácia. Seguidamente, fabricar-se-ão 28 sensores na fábrica da Teledyne e2v em Chelmsford, no Reino Unido, a maioria dos quais será instalada em instrumentos planeados para o ELT, sendo os restantes utilizados quando necessário.

A Teledyne e2v, líder mundial nesta área, forneceu já ao ESO sensores de imagem CCD de alta sensibilidade para o instrumento MUSE (Multi-Unit Spectroscopic Explorer) que está montado no Very Large Telescope (VLT) e os seus sensores serão igualmente utilizados no futuro instrumento ESPRESSO (Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations).

Links

Contactos

Enrico Marchetti
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6458
Email: emarchet@eso.org

Peter Grimley
ESO Assistant Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6383
Email: pgrimley@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17027

Imagens

O sistema óptico do ELT onde se pode ver a localização dos espelhos
O sistema óptico do ELT onde se pode ver a localização dos espelhos