Anúncio

Anunciados vencedores do concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2016

16 de Setembro de 2016

Os vencedores do concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2016 foram anunciados na cerimónia de entrega de prémios que decorreu no Observatório Real de Greenwich a 15 de setembro de 2016. As fotografias vencedoras estarão expostas no Centro de Astronomia do Observatório de 17 de setembro de 2016 a 28 de junho de 2017. O ESO juntou-se à competição de 2016 como parceiro, contribuindo com um membro do júri do seu Departamento de Educação e Divulgação Científicau (ePOD).

O vencedor global do Insight Astronomy Photographer of the Year 2016 é o fotógrafo chinês Yu Jun, que recebeu um prémio no valor de £10 000. A sua fotografia vencedora mostra o fenómeno das Contas de Baily durante o eclipse total do Sol de 9 de março de 2016 em Luwuk, na Indonésia, capturado numa questão de minutos.

Os vencedores de todas as categorias são:

O Sol

  • Yu Jun (China) com Contas de Baily (Vencedor e Vencedor Global do concurso)
  • Catalin Beldea e Alson Wong (Roménia; EUA) com Coroa Florida do Sol (2º Lugar)
  • Gabriel Octavian Corban (Roménia) com Enorme Pluma (Menção Honrosa)

Auroras

  • György Soponyai (Hungria) com Aurora Crepuscular (Vencedor)
  • Kolbein Svensson (Noruega) com Aurora a Preto e Branco (2º Lugar)
  • Bernt Olsen (Noruega) com Coroa (Menção Honrosa)

Galáxias

  • Nicolas Outters (França) com M94: Halo do Espaço Profundo (Vencedor)
  • Ignacio Diaz Bobillo (Argentina) com Em Direção à Pequena Nuvem de Magalhães (2º Lugar)
  • Rolf Wahl Olsen (Dinamarca) com Enxame de Galáxias Antlia: Campo Profundo Extremo, 152 Horas (Menção Honrosa)

A Lua

  • Jordi Delpeix Borrell (Espanha) com De Maurolycus a Moretus (Vencedor)
  • Katherine Young (Suécia) com Início do Mês Sinódico (2º Lugar)
  • Sergio Garcia (México) com Nascer da Lua no Cais (Menção Honrosa)

Pessoas e Espaço

  • Wing Ka Ho (Hong Kong) com Luzes Citadinas (Vencedor)
  • Dani Caxete (Espanha) com Homem na Lua (2º Lugar)
  • Robin Stuart (Quénia) com Filho Sábio Faz Pai Feliz (Menção Honrosa)

Planetas, Cometas e Asteróides

  • Damian Peach (RU) com Saturno Sereno (Vencedor)
  • Gerald Rhemann (Áustria) com Cometa Catalina (2º Lugar)
  • Damian Peach (RU) com Rei dos Planetas (Menção Honrosa)

Paisagens Celestes

  • Ainsley Bennett (RU) com Bruma Binária (Vencedor)
  • Mikko Silvola (Finlândia) com Ondas Silenciosas no Céu: Nuvens Mesosféricas Polares (2º Lugar)
  • Yu Jun (China) com Geminídeas sobre o Telescópio LAMOST (Menção Honrosa)

Estrelas e Nebulosas

  • Steve Brown (RU) com A Estrela Arco-Íris (Vencedor)
  • Pavel Pech (República Checa) com Nuvem Molecular de Perseus (2º Lugar)
  • Tom O’Donoghue (Irlanda) com Luz das Estrelas e Silhuetas (Menção Honrosa)

Jovem Astrofotógrafo do Ano

  • Brendan Devine (EUA — 15 anos) com Reverso Lunar (Vencedor)
  • Jasmin Villalobos (EUA — 15 anos) com O que a Cidade não te Mostra (2º Lugar)
  • Jonathan Farooqi (RU — 15 anos) com Aurora na Nortúmbria (Menção Honrosa)
  • Olivia Williamson (RU — 12 anos) com Júpiter (Menção Honrosa)
  • Scott Carnie-Bronca (Austrália — 14 anos) com Alvo Falhado Por Pouco (Menção Honrosa)

Prémio Especial: Prémio Sir Patrick Moore para o Melhor Iniciante

  • Carlos Fairbairn (Brasil) com Grande Nuvem de Magalhães (Vencedor)

Prémio Especial: Robotic Scope

  • Robert Smith (RU) com Iridis (Vencedor)

O concurso Insight Astronomy Photographer of the Year é organizado pelo Observatório Real de Greenwich em associação com a empresa Insight Investment e a revista BBC Sky at Night. Agora no seu oitavo ano, esta competição recebeu o número recorde de mais de 4500 participações vindas de mais de 80 países.

Mais informação

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, assim como pelo Chile, o país de acolhimento. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é um parceiro principal no ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

O Observatório Real de Greenwich é o local da Hora Média de Greenwich e do Primeiro Meridiano e um dos mais importantes locais históricos e científicos de todo o mundo. Desde a sua fundação em 1675, Greenwich tem sido o centro das medidas de tempo e de espaço. Atualmente, as galerias do Observatório e o Planetário Peter Harrison ajudam a deslindar  os fenómenos extraordinários do tempo, do espaço e da astronomia. O Observatório Real de Greenwich faz parte dos Museus Reais de Greenwich, que incluem também o Museu Marítimo Nacional, a Casa da Rainha do século XVII e o navio Cutty Sark. Os Museus Reais de Greenwich pretendem mostrar ao público a importância do mar, dos navios, do tempo e das estrelas e a sua relação com as pessoas. Esta coleção única de exibições, que são uma parte chave de Greenwich Marítimo, um Local catalogado pela UNESCO como Património da Humanidade, acolhe mais de dois milhões de visitantes nacionais e internacionais por ano e é também um centro principal de educação e investigação. Para mais informações consulte o link www.rmg.co.uk.

A Insight Investment é um gestor de activos líder de mercado, especializada em conceber soluções  de investimento para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Fundada em 2002, a parceria Insight obtém tanto um bom rendimento dos investimentos como um crescimento impressionante dos activos que se encontram sob a sua gestão. A Insight pertence ao BNY Mellon, líder mundial em gestão de investimentos e serviços de investimento. Para mais informação acerca da Insight consulte o link www.insightinvestment.com.

A BBC Sky at Night Magazine transformou-se na revista de astronomia mais vendida desde o seu lançamento em 2005, com 25000 subscritores e com vendas médias de 7500 cópias por mês. skyatnightmagazine.com tem 33 000 utilizadores cada mês e atinge mais de 32 000 seguidores nas redes sociais do Facebook e Twitter. A revista está também disponível no iTunes Newsstand, Google Play e Zinio, e é um parceiro social do concurso anual Insight Astronomy Photographer of the Year organizado pelo Observatório Real de Greenwich. Com artigos escritos pelos principais astrónomos e escritores do mundo, a revista BBC Sky at Night complementa um dos programas de televisão com maior tempo de antena em todo o mundo, The Sky at Night (O Céu à noite) e apresenta artigos regulares dos seus apresentadores Chris Lintott, Maggie Aderin-Pocock, Pete Lawrence e Paul Abel, para além de análises detalhadas sobre equipamentos e sugestões para observar as estrelas. Cada edição inclui também o último episódio do The Sky at Night num disco que se encontra anexado à revista. A BBC Sky at Night Magazine é publicada pela Immediate Media Co, com permissão da BBC Worldwide. Siga-nos em @skyatnightmag.

Links

Contactos

Rhianon Davies
Royal Observatory Greenwich Press Office
Tel: 020 8312 6545/6789/6790
Telm: 07983 512 841
Email: rdavies@rmg.co.uk

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16062

Imagens

Cerimónia de entrega de prémios do concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2016
Cerimónia de entrega de prémios do concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2016