Anúncio

Novo caçador de exoplanetas vai ser instalado no Observatório de La Silla do ESO

29 de Junho de 2016

O ESO chegou a um acordo com a Universidade de Leiden, Holanda, para colocar uma estação de MASCARA (Multi-site All-Sky CAmeRA) no Observatório de La Silla, no Chile. O contrato foi assinado pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, e pelo Reitor da Faculdade de Ciências da Universidade de Leiden, Geert de Snoo.

MASCARA é um instrumento de busca de exoplanetas que irá ser constituído por um número de estações individuais, operando em vários locais em todo o mundo. Cada estação conterá um conjunto de câmaras que monitorizarão quase todo o céu visível a partir da sua localização. Uma vez instaladas todas as estações, MASCARA fornecer-nos-á uma cobertura de quase todo o céu até uma magnitude de 8. O seu principal objetivo é descobrir os exoplanetas mais brilhantes em trânsito, mas tem também uma série de objetivos científicos secundários. Espera-se que MASCARA nos dê um catálogo dos alvos mais brilhantes para futuras missões de caracterização de exoplanetas.

A primeira estação MASCARA já se encontra em operação no Observatório de Roque de los Muchachos, situado na ilha de La Palma, nas Canárias, Espanha. A segunda estação, que deverá começar a trabalhar antes do final de 2016, tirará partido das excelentes condições de observação existentes em La Silla.

Links

Contactos

Ignas Snellen
Leiden Observatory
Postbus 9513
2300 RA Leiden, Holanda
Email: snellen@strw.leidenuniv.nl

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16041

Imagens

As câmaras MASCARA
As câmaras MASCARA