Anúncio

ESOcast 84: Desvendado o novo design do E-ELT

25 de Maio de 2016

Na altura em que o ESO assina um contrato para se dar início à construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT), este episódio do ESOcast mostra mais de perto como será este instrumento gigante e traça alguns dos avanços científicos que se espera atingir com este telescópio. O ESOcast apresenta magníficas imagens do E-ELT geradas por computador, que mostram com grande detalhe como é que o enorme telescópio será quando estiver instalado no topo do Cerro Armazones, nos Andes chilenos.

No dia 25 de maio de 2016, o ESO assinou um contrato com o consórcio de engenharia italiano ACe, para a construção da cúpula e da estrutura do telescópio. Com um espelho primário de 39 metros e uma cúpula protetora de quase 80 metros de altura, este será um dos maiores projetos astronómicos alguma vez levado a cabo. O poder colector do E-ELT será muito maior que o de todos os telescópios profissionais atualmente em operação e os seus sistemas de óptica adaptativa permitirão a produção de imagens muito mais nítidas do que as de qualquer outro telescópio. Estas características levarão a astronomia observacional a uma nova era, era essa onde poderemos responder a algumas das questões mais prementes sobre o Universo e na qual o E-ELT nos surpreenderá, sem sombra de dúvida, com novas descobertas até então nem sequer imaginadas.

Pode subscrever os ESOcasts no iTunes, receber episódios futuros no YouTube ou seguir-nos no Vimeo.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas .