Anúncio

Assinado acordo da câmara MICADO para o E-ELT

18 de Setembro de 2015

O ESO assinou um acordo com um consórcio de institutos europeus [1] para a concepção e construção da câmara MICADO (Multi-AO Imaging Camera for Deep Observations), um dos primeiros instrumentos para o European Extremely Large Telescope (E-ELT). A MICADO será a primeira câmara do telescópio gigante e levará o poder da óptica adaptativa ao próximo nível.

O acordo foi assinado por Reinhard Genzel, Diretor do Max-Planck-Institut für extraterrestrische Physik, em representação do consórcio, e Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, numa cerimónia que teve lugar na Sede do ESO a 18 de setembro de 2015 e que contou com a presença do Investigador Principal da MICADO, Ric Davies.

Desde o momento da primeira luz, a MICADO equipará o E-ELT com a capacidade de efectuar imagens limitadas por difração nos comprimentos de onda do infravermelho próximo. O design da MICADO nasceu do desejo de uma alta sensibilidade e resolução, precisão astrométrica e duma espectroscopia com larga cobertura em comprimento de onda.

O design da MICADO foi optimizado para a câmara ser utilizada com o sistema MAORY (Multi-conjugate Adaptive Optics RelaY), um novo módulo de óptica adaptativa que opera em conjunto com a nova estrela guia laser do E-ELT, no entanto pode também trabalhar com outros sistemas de óptica adaptativa.

A MICADO permitirá aplicar a resolução máxima do telescópio gigante em muitas áreas atuais da investigação, que incluem a obtenção de imagens da estrutura detalhada de galáxias a elevado desvio para o vermelho, o estudo de estrelas individuais em galáxias próximas e, utilizando o seu modo de coronógrafo, a descoberta e caracterização de exoplanetas. A MICADO constituirá também uma ferramenta única poderosa para explorar o meio onde as forças gravitacionais são extremamente elevadas, tal como o meio próximo do buraco negro supermassivo que se encontra no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

Para além do seu papel principal como câmara, a MICADO inclui ainda um espectrógrafo de fenda única, ideal para obter espectros de objetos compactos. Com este modo, o instrumento poderá ser utilizado para abordar diversas áreas da astronomia, tais com a medição de massas de buracos negros centrais de galáxias próximas a partir das velocidades das suas estrelas e a observação de galáxias a elevado desvio para o vermelho no intuito de se calcular as suas idades, composição química e histórias. O instrumento obterá igualmente espectros de supernovas produzidas pela primeira geração de estrelas massivas no Universo.

A MICADO é o culminar de um extenso trabalho de desenvolvimento executado tanto pelo ESO como pela comunidade ao longo de muitos anos. Mais particularmente, estudos preliminares do instrumento foram iniciados no ESO por Sandro D'Odorico.

[1] O consórcio MICADO é composto por: MPE: Max-Planck-Institut für extraterrestrische Physik (Alemanha); MPIA: Max-Planck-Institut für Astronomie (Alemanha); USM: Universitäts-Sternwarte München (Alemanha); IAG: Georg-August-Universität Göttingen/Georg-August-Universität; Göttingen Stiftung Öffentlichen Rechts (Instituição Executiva: Instituto de Astrofísica) (Alemanha); NOVA: Escola de Investigação em Astronomia holandesa (Nederlandse Onderzoekschool voor de Astronomie) (Holanda); CNRS/INSU: Centre National de la Recherche Scientifique/Institut National des Sciences de l’Univers (representando os laboratórios LESIA, GEPI e IPAG) (França); A*: Uma parceria austríaca representada colectivamente pela Universidade de Viena (A parceria A* compreende a Universidade de Viena, a Universidade de Innsbruck, a Universidade Graz, a Universidade de Linz e a RICAM Linz [Academia de Ciências austríaca]. Contribuições ao MICADO vêm de Viena, Innsbruck, Graz e Linz.) (Áustria), e INAF-OAPD: Instituto Nacional de Astrofísica do Observatório de Pádua (Itália).