Anúncio

Arte astronómica em Santiago

18 de Novembro de 2014

De 28 de novembro de 2014 a 18 de janeiro de 2015, o Museu de Arte Contemporânea de Santiago, Chile, apresenta a exposição “Bajo Présion” - Sob Pressão. Oito artista internacionais irão expôr trabalhos que refletem a condição da sociedade moderna. Uma destas artistas é a astrónoma austríaca e artista visual Ulrike Kuchner.

Na sua arte, Kuchner combina as linguagens dos dois mundo, o da arte e do da ciência. As imagens da sua coleção “Medindo Erros” fazem parte do seu trabalho astronómico e foram obtidas com o instrumento Visible Multi-Object Spectrograph (VIMOS), um espectrógrafo de campo integral montado no Very Large Telescope do ESO (VLT). As peças escolhidas para esta exposição consistem em 15 imagens alargadas tratadas individualmente de dados de calibração, que foram separadas e rearranjadas. A coleção foi já exposta no European Space Policy Institute (ESPI) e no Kunsthalle, em Viena.

Cientificamente, estes dados foram utilizados num estudo de núcleos ativos de galáxias em interação ou em colisão. Na sua arte Kuchner pretende espicaçar a curiosidade e encorajar o processo criativo numa audiência que não se encontra normalmente ligada à ciência.

A exposição inclui também trabalhos dos artistas David Kahang (Canadá), Ana Teixeira e Iara Freiberg (Brasil), Katarina Veldhues e Gottfried Schumacher (Alemanha), Claudia Vásquez (Chile) e Javier Soria (Argentina). Os curadores são Claudia Gómez Vásquez e Mauricio Lizama.

Links

Contactos

Ulrike Kuchner
Department of Astrophysics
University of Vienna, Áustria
Email: mail@ulrikekuchner.com

Richard Hook
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14086

Imagens

Ulrike Kuchner e espectros astronómicos
Ulrike Kuchner e espectros astronómicos