Anúncio

Anunciados os vencedores do Concurso de Fotografia Noturna 2014

16 de Outubro de 2014

Os vencedores do Concurso de Fotografia Noturna 2014 - organizado pelo Ciel et Espace Photos - acabam de ser anunciados. Participaram no concurso mais de 100 concorrentes de 23 países diferentes, dos quais foram escolhidos seis vencedores. Foram atribuídos prémios ao primeiro e segundo classificados em duas categorias diferentes: Pro para fotógrafos profissionais e Espoir para jovens no terreno. Adicionalmente, foram também destacados dois fotógrafos juniores pelo seu excelente trabalho.

O primeiro prémio na categoria Pro vai para Jean Marc Lecleire da França, com esta espetacular paisagem que mostra geisers e a Via Láctea. O seu prémio será uma viagem de uma semana ao Observatório do Paranal, local que acolhe o Very Large Telescope, no Chile. Este prémio é oferecido pelo ESO, um parceiro que apoia o concurso. Igualmente impressionante é a fotografia de uma paisagem de auroras boreais por cima de um rio tirada por Tommy Eliassen da Noruega, que ganhou o segundo prémio nesta categoria.

Na categoria Espoir, o iraniano M. Taha Ghouchkanlu ganhou o primeiro prémio com uma fotografia de Baobabs sob a Via Láctea. Em segundo lugar ficou o fotógrafo francês Pascal Colas com uma fotografia que captura o polo celeste sobre uma paisagem citadina. Jeremy Gachon e Justin Galant, ambos franceses, ficaram em primeiro lugar nos seus respectivos grupos etários com os trabalhos O Céu Estrelado de Tourond e A Árvore da Vida.

Os prémios serão entregues a 9 de novembro de 2014 no evento Les rencontres du Ciel et de l´Espace (RCE) - uma conferência de três dias destinada a astrónomos amadores e profissionais, que terá lugar na Cité des Sciences et de l´Industrie em Paris, França.

Devido à qualidade das fotografias e à crescente popularidade do Concurso de Fotografia Noturna, será organizada uma exposição fotográfica itinerante. Depois de se estrear no RCE, a exposição estará patente ao público no Festival de Fotografia de Montier en Der, em França. Seguidamente, a exposição viajará até vários planetários franceses e festivais de astronomia. Em outubro de 2015 estes trabalhos poderão estar presentes na Sede do ESO em Garching, Alemanha, durante o Dia Aberto anual desta organização.

Links

Contactos

Franck Seguin
Photo Nightscape Awards
Paris, França
Tel: +33 1 45 89 89 08
Email: pna@cieletespace.fr

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14079

Imagens

A fotografia vencedora do Concurso de Fotografia Noturna 2014
A fotografia vencedora do Concurso de Fotografia Noturna 2014