eso1232pt-br — Nota de imprensa institucional

Escolha o que o VLT vai observar e "tuíte" até ao VLT!

Dois concursos no âmbito do 50º aniversário do ESO

8 de Agosto de 2012

O ESO constrói e opera alguns dos mais avançados telescópios terrestres, incluindo o Very Large Telescope (VLT) instalado no Observatório do Paranal. Estas enormes máquinas têm feito descobertas extraordinárias sobre o Universo. Agora, pela primeira vez, você poderá decidir o que o VLT vai observar e até ganhar uma fantástica viagem ao deserto do Atacama no Chile, para ajudar a fazer as observações.

O primeiro dos nossos dois concursos de aniversário chama-se "Escolha o que o VLT vai observar".

Normalmente os astrônomos têm que preparar com bastante antecedência um plano de observação detalhado, descrevendo porque é que precisam observar com o VLT, e apenas uma pequena fração deles é que tem essa oportunidade. No entanto, para você vai ser muito mais simples.

O ESO já pré-selecionou alguns objetos celestes interessantes que estarão visíveis no céu no dia do 50º aniversário do ESO e que são apropriados para o campo de visão do VLT [1]. Tudo o que você tem de fazer é votar no objeto que mais gosta. O que tiver mais votos será o objeto que o VLT observará em 5 de outubro de 2012, dia do 50º aniversário do ESO.

Sortearemos um vencedor e dez suplentes dentre aqueles que votaram (não necessariamente no objeto vencedor). O vencedor do sorteio ganhará um dos mais modernos iPads e os suplentes receberão produtos ESO, incluindo livros e DVDs, entre outros.

E que tal visitar o VLT para ajudar a fazer as observações do objeto vencedor?

Para ter esta oportunidade, participe do nosso segundo concurso, chamado Tweet até ao VLT! Convidamos você a publicar um tweet (em qualquer uma das línguas oficiais dos Estados Membros do ESO, incluindo o português), explicando porque é que você gostaria de visitar o VLT no Observatório do Paranal do ESO. O júri do concurso escolherá o feliz contemplado, que ganhará uma visita ao Chile, incluíndo viagem e estadia. O vencedor terá a oportunidade de visitar o VLT no 50º aniversário do ESO, em 5 de outubro de 2012, e será a pessoa que observará o objeto selecionado no concurso "Escolha o que o VLT vai observar". Como parte das nossas celebrações de aniversário, as observações serão transmitidas ao vivo para espectadores em todo o mundo.

A data limite para participar ambos os concursos é 31 de Agosto de 2012, às 18:59:59 (hora de Brasília). Informações mais detalhadas e o regulamento de ambos os concursos estão disponíveis nas páginas do ESO. 

Notas

[1] O VLT é como uma lente teleobjetiva muito poderosa e por isso o seu campo de visão é muito pequeno, o que faz com que objetos como a Nebulosa de Órion ou a Nebulosa Carina sejam demasiado grandes para que o VLT os possa observar em apenas uma exposição. Para ajudar os participantes, o ESO preparou imagens preliminares em preto e branco na página de votos, utilizando imagens antigas do Digitized Sky Survey. É claro que a imagem final obtida pelo VLT será muito melhor que estas imagens em preto e branco. 

Mais Informações

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 39 metros que observará na banda do visível e infravermelho próximo. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contatos

Gustavo Rojas
Universidade Federal de São Carlos
São Carlos, Brazil
Tel.: 551633519795
e-mail: grojas@ufscar.br

Douglas Pierce-Price
Public Information Officer, ESO
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6759
e-mail: dpiercep@eso.org

Olivier R. Hainaut
ESO Astronomer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6752
Cel.: +49 151 2262 0554
e-mail: ohainaut@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator for the Education and Public Outreach Department, ESO
Garching bei München, Germany
Cel.: +49 176 943 942 20
e-mail: osandu@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1232, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Gustavo Rojas.
Bookmark and Share

Sobre a nota de imprensa

No. da notícia:eso1232pt-br
Facility:Very Large Telescope

Imagens

Dois concursos no âmbito do 50º aniversário do ESO
Dois concursos no âmbito do 50º aniversário do ESO

Veja também